Como forma de prestigiar o chamado Fevereiro Laranja, o programa Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação, entrevistou na manhã dessa sexta-feira (12), a médica Rafaela Siufi, que falou sobre a leucemia infantil, seus sintomas, diagnósticos e tratamentos.
Dra. Rafaela explicou que a doença pode ser confundida, por exemplo, com a chamada dor do crescimento. Além disso, se trata de uma doença de difícil prevenção. “Ela acontece de forma muito abrupta, e por conta disso é muito difícil a gente prevenir. Por isso, o mais importante é ficar atento aos sinais e os sintomas para que na primeira percepção de que algo não vai bem com o seu filho, que os pais o levem até o médico para que, num simples exame de sangue, ver se está diante de uma leucemia, ou não”, explicou.
A médica oncologista também esclareceu que a leucemia é uma doença que tem origem dentro da chamada fábrica do sangue, a medula óssea, ou tutano do osso. Também explicou que os sintomas podem se confundir com a anemia simples, mas que a criança enferma da leucemia apresenta cansaço excessivo e manchas roxas pelo corpo, inclusive no rosto, além de sangramento no nariz e gengiva, somados a muita dor, semelhante à conhecida dor do crescimento. “No entanto, a dor por conta da leucemia é persistente, já acorda com bastante dor”.
A boa notícia é que a criança responde bem ao tratamento, desde que comece de forma precoce, com índice de 80% de cura. “A criança tem uma sensibilidade para ficar bem, para estar sempre sorrindo, e isso que para a gente, da área da saúde, e para a família, ajuda muito no tratamento”.
Ao perceber os sintomas, os pais ou responsáveis devem buscar ajuda médica imediatamente, recorrendo à clínicas, hospitais especializados e também no serviço público, o SUS.
O programa Giro Estadual de Notícias, com os jornalistas Carlos Ferreira e Rogério Alexandre Zanetti é transmitido simultaneamente para as rádios FM Marabá, de Maracaju; Band FM de Paranhos; Montana FM de Inocência; Serra FM de Rio Verde; Band FM de Fátima do Sul de Grande Dourados e Serrana FM de Nioaque.
Confira a entrevista clicando no player.