No programa Giro Estadual de Notícias desta quarta-feira (12), o deputado estadual, Rinaldo Modesto (PSDB), falou sobre a preservação da vida e a proteção à criança e ao adolescente que são bandeiras defendidas pelo parlamentar. Criada em julho de 2009, a Lei 3.707 de autoria de Modesto, instituiu no Estado a Semana de Combate à Pedofilia, realizada, anualmente, na 2ª semana do mês de maio, permitindo que instituições públicas realizem campanhas e palestras que tratam deste tema, podendo contar com a participação de entidades do terceiro setor. O objetivo é conscientizar a população, por meio de ações de informação e educação, para que a sociedade conheça melhor o assunto, e assim, propor debates e iniciativas de combate a este tipo de crime.
Segundo Rinaldo a necessidade maior e o objetivo de informar e gerar orientações sobre o assunto. "A gente lamenta profundamente que no século XXI vemos, em números altíssimos, casos de tantas atrocidades, e como eu sempre digo, esse é o 'crime dos crimes', abusar de um ser que não tem como se defender", declarou.
Apesar de ser um tema de difícil discussão, devido a complexidade na maioria dos casos de abuso sexual, a Lei trouxe o debate e proporcionou a participação das famílias, profissionais da educação e demais setores a obter, detectar comportamentos atípicos dos estudantes e levar mais informações as crianças e adolescentes em mais de 50 municípios de MS.
O deputado ainda ressaltou que essas leis tem que ser debatidas diuturnamente, pois se trata de um crime difícil de ser identificado. "Mais de 45%, acontece com gente que, em tese, deveria proteger, no caso o pai, padrasto, padrinho, líder religioso, vizinho, tio, professor (...) Enfim, pessoas próximas". Rinaldo ainda acrescenta que existe a lei para incluir como tema transversal na grade curricular das escolas, que tenha noções básicas da Lei Maria da Penha. "Esse tipo de crime tem que ser discutido todos os dias, pois há uma estatística que 50% da nossa sociedade tenha passado por algum tipo de abuso, enquanto criança, exemplo em palestras, nós vemos pessoas, inclusive idosas chorando, pois é uma ferida que ficou ali, e é por isso que precisamos trabalhar na perspectiva na conscientização e que as leis sejam rigorosas, independente de classe social ou outro sentido, sabendo que esse crime acontece em qualquer um destes", lamentou.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJ
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.