segov dengue
POLÍTICA

Deputado Paulo Duarte faz um balanço de seu primeiro mês na ALEMS

3 janeiro 2022 - 11h00 Por Mayara Gabrielle

Desde o dia 3 de dezembro como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Duarte assumiu o lugar do deputado Eduardo Rocha por ser o primeiro suplente da cadeira do partido no Legislativo Estadual. Esta é a terceira vez que ele assume uma vaga na Casa de Leis. Na posse do cargo até o final de 2022, Paulo relatou ao Giro Estadual de Notícias na manhã desta segunda-feira (3), qual foi o balanço de seu primeiro mês à frente da Assembleia Legislativa.

“Me sinto na obrigação de fazer quatro anos em um. É um desafio! Importante ressaltar a forma como fui recebido pelos meus colegas deputados. Conheço o funcionamento da casa, o que ajuda a correr contra o tempo.  Foi um balanço positivo, conseguimos definir as emendas, de que maneira os recursos seriam destinados”. Segundo o parlamentar, cerca de R$800 mil foram destinados às cidades de Corumbá, Ladário, Campo Grande, Bonito, Itaporã, Vicentina e outros municípios do Estado. Durante este período, serão trabalhados temas ligados ao meio ambiente, preservação do Pantanal, economia no período pós-pandemia, saúde e a representatividade de Corumbá, cidade em que foi prefeito por dois mandatos.

Questionado se pretende retomar como prefeito em outro município ou mesmo em Corumbá, Paulo foi categórico em afirmar que almeja a reeleição de deputado estadual. “Vamos trabalhar fortemente na minha principal base: Corumbá e Ladário, onde tive 13 mil votos nas duas cidades, e em outros municípios que destinamos emendas. Estou percorrendo várias cidades, fazendo roteiros ao longo do mês de janeiro”. Em relação à projetos específicos os quais pretende atuar, um deles é a disponibilização de vacinas para as cidades de fronteira. De acordo com o deputado, enquanto no Brasil houve alcance de 70% de cobertura vacinal, a Bolívia não chegou a 30%.

Questões econômicas envolvendo Mato Grosso do Sul também entram nas pautas a serem discutidas por Paulo. “A questão tributária foi debatida com redução de carga em relação ao IPVA e outros incentivos fiscais estão sendo discutidos. Conversei com o atual secretário de Fazenda, Felipe Matos, e com o Governador Reinaldo Azambuja sobre fazer o incentivo direto ao consumidor”, enfatizou. O deputado enxerga o Estado e sua base econômica se diversificando e vê ainda como importante inovação o fato de ao invés de reduzir o ICMS da energia elétrica, por exemplo, o próprio governo pagar as contas de cerca de 150 mil famílias carentes durante 14 meses e depois prorrogando por mais 14.

Paulo Duarte foi eleito deputado estadual pela primeira vez no Partido dos Trabalhadores (PT) e agora se encontra no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sob aliança do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Em relação à possíveis mudanças de partido, Duarte declarou que 85% dos 24 deputados que estão na Assembleia só irão se posicionar a partir de março. “É uma eleição que está mudando as regras da última, ocorrida em 2018. Por conta disso, haverá a espera das definições de quem realmente será candidato”. Para ele, é uma honra ter sido lançado na política pelo PT. “No setor privado é natural você mudar de empresa ao longo da vida, na política não é diferente. Desde que seja de forma clara e transparente, tudo certo. Deixei minha marca e fiz amigos por onde passei, ao longo da minha história”, finalizou.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.