plaenge
POLÍTICA

Deputado Federal Beto Pereira defende o uso de energia renovável no País

8 julho 2021 - 11h30 Por Lia Kosta

Nesta quinta-feira (08), o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta quinta-feira (8) o deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), para falar sobre o recente anuncio que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez onde aprovou a resolução que estabelece as faixas de acionamento e os adicionais das bandeiras tarifárias iniciadas a partir de 1º de julho. O valor da bandeira tarifária patamar 2 referente a julho será de R$ 9,492 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O deputado apresentou em 2020 o Projeto de Lei (PL) 2215/20, que estabeleceu um sistema de compensação de energia elétrica entre micro e mini produtores de energia e a rede elétrica. O parlamentar propôs uma regra para essa compensação referente ao fluxo de energia repassada para rede e a consumida pela unidade de produção e definiu quem são os micros e mini geradores de energia. “Desde 2019 nós estamos alertando que o país está vivendo um déficit energético, ou seja, a produção de energia menor que o consumo. Estamos vivendo o menos indicie hídrico dos últimos 91 anos e quando os reservatórios baixam os níveis, a geração hidrelétrica baixa, são ligadas a usinas termoelétricas encarecendo, e muito a conta de luz e quem paga isso? O consumidor!", destacou.

Na ocasião, a aprovação emergencial deste projeto propunha contrapor a crise econômica provocada pela pandemia do covid-19. “O PL foi construído em conjunto com o setor de energia limpa que, além de sustentável, conta com alta tecnologia e empregabilidade para também ser uma alternativa neste momento de crise”, disse ele.

"Existe muita resistência por parte das distribuidoras, porém, de forma madura, estamos discutindo para evoluir ao tratamento de plenário para que possamos diminuir qualquer tipo de duvida". Ainda de acordo com o deputado, esse projeto já esteve pautado por três semanas consecutivas. "Por falta de acordo foi retirado de pauta, mas o presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), tem interesse em votar a pauta, com ou sem acordo, já no inicio do segundo semestre deste ano", confirmou.

Recentemente Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou o empenho coletivo envolvendo, além do deputado federal Beto Pereira, o governador Reinaldo Azambuja, a ministra Tereza Cristina, a bancada federal composta por três senadores e oito deputados federais, Conass, Cosems e Conassems onde garantiu ao Estado mais 150 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen para imunizar os 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul. "Parabenizo o Estado que, mesmo sem as doses extras de vacinas, sempre pontuou em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Isso é fruto de uma parceria séria que surgiu comandada pelo governador Reinado Azambuja, secretário de Saúde Geraldo Rezende e os prefeitos dos municípios, que juntos criaram uma logística”,  explicou o deputado.