Todos já devem ter ouvido falar em “Fakes News”, notícias falsas que são compartilhadas nas redes sociais que podem interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
E para comentar sobre a era “Fake” no setor policial, o delegado Wellington de Oliveira esteve presente no programa Giro Estadual de Notícias, e explicou aos ouvintes que a internet não é uma terra sem lei.
As notícias falsas no meio jurídico acabam tendo uma repercussão, a preocupação dos policiais é que as notícias atinjam de forma negativa o indivíduo. Para quem pratica o ato de “Fake” News, tem penalidades, a pessoa que pratica o crime, e pessoa que reenvia as “Fake” também sofrem penalidades.
Atualmente no Brasil não há uma legislação específica sobre a divulgação das “Fake News”, entretanto, esta lacuna da lei não impede uma eventual responsabilização daqueles que produzam ou repassem essas falsas notícias, ainda mais quando elas são direcionadas a uma pessoa ou grupo específico, com o objetivo de prejudicar sua imagem.
“Lembre-se antes de compartilhar qualquer mensagem, a fonte deve ser averiguada, e se caso for verdade, pode ser compartilhada”, disse o delegado.
Ainda segundo o delegado, as pessoas que se sentirem lesadas com “Fakes News”, podem procurar a delegacia mais próxima e registrar o boletim de ocorrência.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
