Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de janeiro de 2026 - 19h53
sesi
JUSTIÇA

Defensoria Pública garante acesso da população a medicamentos de alto custo

29 maio 2019 - 12h25

A falta de medicamentos na rede pública de saúde é um problema que gera transtornos na população e a Defensoria Pública age de forma intensiva para demandar em favor da população, avalia a defensora pública Olga de Marco.

“A grande parte da população necessita do auxílio da Defensoria para ter acesso aos medicamentos de alto custo que não estão disponibilizados nas farmácias populares”, explica.

Se o problema é comum em Campo Grande, no interior do Estado a situação é pior. “As prefeituras do interior têm mais dificuldades (em oferecer os remédios). Nas demais comarcas de MS, e nos municípios que não tem juízes, existe um defensor público a disposição para o ajuizamento de todo tipo de ação, inclusive que dão acesso aos medicamentos”, explica Olga. Se o município não tem a disponibilização do remédio demandado ou em casos de cirurgia, o Estado tem obrigação fornecer esse atendimento.

Outro assunto trazido à tona pelos ouvintes do “Giro Estadual de Notícias” do Grupo Feitosa de Comunicação, é a falta de ônibus para transportar alunos da zona rural dos municípios até as escolas. Segundo Olga é essencial procurar pela Defensoria de sua cidade. “Os pais destes alunos que estão sem ir para escola, devem ir a Defensoria de seu município. É recomendável ir com um grupo de pessoas e o defensor pode entrar com uma ação civil pública obrigando o município a fornecer esse serviço para a população”, recomenda.

Confira as unidades de atendimento clicando aqui: http://www.defensoria.ms.gov.br/para-o-cidadao/unidades-de-atendimento