Ideias inovadoras, de cunho científico e com foco na sustentabilidade estão na mira do Governo do Estado. Para isso a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) começa 2021 com planejamento para iniciar o Programa Centelha II MS, que destina recursos para o fomento à tecnologia e inovação de empreendimentos com cunho científico.
Contrato firmado entre a Semagro, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) prevê o montante de R$ 2 milhões para investir em empresas inovadoras em 2021. Para comentar mais sobre o programa esteve nesta quarta-feira (6) participando de entrevista no Giro Estadual de Notícias, o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna.
Ele explicou que o Projeto Centelha destina recursos de subvenção econômica para projetos inovadores. "O dinheiro é repassado para quem tem idéias interessantes. Não é um financiamento é uma subvenção do Governo. A proposta é que pessoas que tenham ideias possam desenvolvê-las e criar uma proposta de produto e serviço, criar algum valor. Neste sentido as empresas e empreendedores podem fazer isso de seus locais, seja de sua casa escritório, enfim. A meta é estimular produtos e processos inovadores na economia de MS”, acrescentou.
A meta do Governo, segundo o secretário, é modernizar a economia. “Queremos o desenvolvimento e transformação numa economia moderna, ligada a geração 4.0 onde a tecnologia e inovação possam ser a base de desenvolvimento do Estado”, frisou.
Senna lembrou dos avanços da base econômica de MS. “Éramos produtores de grãos e carne. Hoje temos turismo silvicultura, biotecnologia. Um MS moderno o Estado dentro da economia 4.0 . Por isso acreditamos que fazer investimentos em tecnologia e inovação são primordiais”, enfatizou.
Criado em 2019, o Programa Centelha já beneficiou quase 60 empreendedores de Mato Grosso do Sul, em meio a dezenas de propostas inscritas. Mais informações sobre o projeto no link www.fundect.ms.gov.br/programas/centelha/.
A entrevista completa você confere no player.