segov dengue
ARQUITETURA

Contratar um arquiteto antes de iniciar obras pode evitar prejuízos no futuro

31 janeiro 2020 - 11h34 Por Carlos Ferreira

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é arquitetura ou decoração. Algumas optam pelo mais prático, esquecendo que a contratação de um profissional da arquitetura é que vai organizar espaços (externos e internos) para que sigam os critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto e urbanista Gustavo Shiota, acredita que muitas vezes as pessoas associam a contratação do profissional a pessoas que tem dinheiro.

"Isso é um erro, pois grande parte sociedade ainda acredita que a contratação de um arquiteto só é feita por quem tem dinheiro. Nós precisamos mostrar que na realidade estamos preparados para economizar o dinheiro, para evitar prejuízos no futuro. Mostrar como o seu dinheiro deve ser investido da melhor forma", explica o arquiteto em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta sexta-feira (31).

Shiota que atua na área há mais de 20 anos, ressalta que a função de um arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. "Pensar o ambiente, espaço, a iluminação, a ventilação e etc. São esses conceitos que nós tentamos colocar para todos os nossos ambientes e espaços que vamos projetar", diz.

Um dos estilos que mais estão sendo solicitados para os profissionais da área é a junção de diversos estilos. Shiota explica que está na moda misturar vários estilos dentro do mesmo ambiente, como o estilo retrô com algo mais atual.

Com o sucesso de reality-shows de arquitetura e decoração, algumas pessoas ficam na expectativa de ter o resultado das obras em sua casa o quanto antes, mas Shiota alerta que a agilidade das obras em que são transmitidas na TV não coincide com a realidade. "Muitas vezes as pessoas chegam no escritório achando que aquilo que ela viu na TV pode ser feito em dois ou três dias. O planejamento é a peça essencial para que consigamos fazer qualquer tipo de alteração de uma forma mais rápida ou precisa, mas eu preciso de tempo para fazer esse planejamento e entender cada peça desse quebra-cabeça que vamos montar. É preciso entender que o processo anterior a execução é a peça mais importante para que o investimento seja correto no menor tempo possível", explica.