BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
BLACK FRIDAY

Consumidor está mais confiante nas compras online, mas cuidado deve ser redobrado

28 novembro 2019 - 11h56 Por Rosana Siqueira

O e-commerce ou comércio online deverá ser de longe o favorito para compras nesta Black Friday que tem seu ápice amanhã. No entanto as compras não presenciais exigem ainda mais cuidado por parte do consumidor. Quem faz o alerta é o advogado Jean Rommy, do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Campo Grande. Ele esteve nesta quinta-feira (28) participando do Giro Estadual de Notícias, do Grupo Feitosa de Comunicação.

Segundo levantamento do Google Brasil, a expectativa é que em 2019 o movimento de compras em lojas físicas alcance pela primeira vez o realizado pela internet durante a Black Friday. De acordo com o Facebook Empresas, em evento sobre as tendências para o varejo, a previsão de impacto no mercado é da ordem de R$ 3 bilhões, 18% maior que em 2018.

O advogado Jean Rommy, do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Campo Grande, em entrevista ao "Giro Estadual de Notícias"

Mesmo assim os clientes ainda preferem comprar pela internet. “Na compra online os consumidores tem a seu  alcance algumas lojas que não tinha acesso na sua cidade. Hoje ele acessa no computador estes itens e este aumento se dá pela amplitude de acesso”, frisou o advogado.

Ele destaca ainda que houve crescimento dos pequenos fornecedores, pessoas que vendem pelo Instagram e Facebook. “O Payball fez pesquisa e mostrou que a grande maioria é de pequenos fornecedores. Ou seja aumentou a oferta de produtos. E a Black Friday é um fenômeno de consumo, e começou lá nos Estados Unidos quando os fornecedores baixavam preços para renovar o estoque e consumidores aproveitam para pegar descontos”, salientou.

Para o advogado o histórico de compras online vem aumentando junto com a elevação da confiança do consumidor. “Antes o consumidor desconfiava muito este tipo de compras, tinha interesse de provar, de ver o produto. Mas, hoje a confiança vem aumentando copm maior oferta de sites o que puxou o consumo nas compras online”.

O advogado ainda deu algumas dicas sobre como fazer uma boa compra online. Uma das dicas ao comprar pela internet é avaliar a reputação do vendedor. Olhe os comentários, avaliações. Se for uma loja com muitas queixas, vale pensar duas vezes. Outra coisa importante destacada é que nas compras pela internet, comprador tem até 7 dias para desistir da compra de um produto por mau funcionamento ou por propaganda incompatível com a realidade.