De hoje (9) até o dia 11, os farmacêuticos de todo o Brasil vão às urnas para escolher os novos diretores e conselheiros do Conselho Regional de Farmácia. Em Mato Grosso do Sul, a eleição para o CRF/MS está movimentando a profissão. A votação é somente pelo site www.votafarmaceutico.org.br e no site tem todas as informações de como votar.
No Estado, o farmacêutico Flávio Shinzato é candidato a presidente com a Chapa 1, única chapa para a Diretoria. A eleição conta ainda com outros nove candidatos a conselheiros regionais.
“A profissão do farmacêutico pode avançar ainda mais, e os profissionais podem ajudar na manutenção, sustentação da saúde da população. O segmento do farmacêutico tem mais de 130 atividades que ele pode desenvolver e isso pode contribuir muito na valorização do profissional”, diz Flávio.
O farmacêutico e candidato a presidente Flávio Shinzato e a Conselheira Federal de Farmácia, Márcia Saldanha em entrevista ao "Giro Estadual de Notícias"
A Conselheira Federal de Farmácia, Márcia Saldanha Cardeal Gutierrez, acredita que o maior desafio da profissão hoje é ‘empoderar o profissional farmaceutico’.
“A idéia é que ele desenvolva serviços clínicos, pois desde 2014 a farmácia deixou de ser um estabelecimento comercial para um de saúde, onde a população pode procurar os locais para tomar vacinas, fazer exames de diabetes, hipertensão e etc”, explica.
Com a realidade da saúde publica, Flávio acredita que o farmacêutico pode fazer uma diferença, ao ter um contato maior com a população.
“A pessoa vai ser bem instruída ao ir a uma farmácia, e se o profissional for bem qualificado, ele vai dar uma instrução melhor e com qualidade, favorecendo a saúde e a promoção desse cidadão”, diz.
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2018 o País tinha 221.258 profissionais inscritos nos conselhos regionais.