O crescente número de casos de feminicídio e de violência contra a mulher durante esta época de pandemia do coronavírus, acendeu o alerta nas integrantes do Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul (CEDM/MS). Por meio de videoconferência, elas reuniram-se no último dia 27, para falar de ações como, por exemplo, a realização de denúncias por meio de canais virtuais. As conselheiras também falaram sobre a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio que começa ontem (01).
Ao lamentar a crescente onda de agressões e até mortes de mulheres no Estado, a presidente do CEDM/MS, Mara Caseiro e outras conselheiras, conversarão sobre esse assunto com o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, com o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas e com o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Paulo Gimenez. "Nós conselheiras iremos falar com eles sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, também buscaremos parceria com a Secretaria Estadual de Educação, para divulgação dos canais de denúncia online, nas aulas escolares virtuais", afirmou Mara.
"Não tenha dúvidas que em qualquer situação que você acreditar que qualquer mulher esteja sendo vitíma de algum tipo de violência, é dever dela fazer a sua parte denunciar. Quando a mulher aceitar se casar com o homem e de repente ela vê todo aquele teu sonho sendo desmoronado com o primeiro tapa ou soco do companheiro que ela escolheu, é difícil dela acreditar que aquilo realmente seja verdade. Por isso temos que fazer todo o serviço de conscientização", explica ao programa "Giro Estadual de Notícias" de hoje (2).
Semana Estadual do Combate ao Feminicídio
Hoje (02), será realizado o Workshop "Violência contra a mulher em tempos de pandemia", pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Poder Legislativo (Comissão Permanente de Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica contra a Mulher e Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Mulher) e Poder Judiciário (Coordenadoria de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Já na quarta-feira (03), a Subsecretaria e a Delegacia-geral da Polícia Civil realizam o workshop "A investigação dos feminicídios na perspectiva de gênero", direcionada a policiais civis, com a participação da Superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Eugenia Villa, responsável pela implantação do Plantão de Gênero e pelo aplicativo Salve Maria. Para saber mais ações da Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, entre em contato com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no telefone (67) 3316-9198 ou no site www.secid.ms.gov.br.