No dia 4 de junho comemora-se o ‘Dia Mundial de Crianças Vítimas de Agressão’, e a conselheira tutelar Vânia Nogueira revela que a agressão contra a criança é alarmante. “A situação vem aparecendo mais depois que os números foram divulgados com maior intensidade. Às vezes a mídia divulga uma situação ou outra, mas o Conselho Tutelar atende quase todos os dias casos de violência física contra as crianças”, diz.
A conselheira tutelar recomenda estar sempre observando a criança, pois após qualquer tipo de violência, a vitima irá apresentar um comportamento diferente do habitual. “A violência leva a criança a se entristecer, se isolar, se mutilar, usando roupas compridas. A escola e a mãe têm o papel de verificar isso. Muitas vezes a violência acontece dentro de casa e mãe não sabe, ou sabe e é conivente com a situação. A vida corrida muitas vezes, faz com que os pais não dão a devida atenção, fazendo com que a criança ou adolescente encontre o outra pessoa que possa estar ‘cuidando’ dele ”, diz Vânia.
O cuidado com as crianças deve ser feito a partir de agora, para evitar que a criança se torne um adulto violento. “Ela pode ser um pessoa com compulsão sexual, que vai cometer abuso com outras pessoas e completamente agressivo. Vimos atualmente crianças batendo em professores, por ela presenciar tanta violência em casa, é natural ela ter aquela mesma atitude na escola ou em qualquer outro ambiente”, diz.
Telefones dos Conselhos Tutelares:
Conselho Sul – (67) 9 8403-2579
Conselho Norte – (67) 9 8403-5485
Conselho Centro – (67) 9 8403-2071
Conselho Bandeira – (67) 9 8403-2384
Conselho Lagoa – (67) 9 8403-2804
