A Associação Juliano Varela foi criada com o objetivo de promover programas para o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, a Diretora da Associação, Malu Fernandes, esteve em entrevista hoje (11) no Programa Giro Estadual de Notícias e contou um pouco mais sobre a Síndrome de Down, a história e o trabalho que vem sendo realizado na instituição.
Segundo Malu, a Síndrome de Down é um acidente genético que pode acontecer com qualquer pessoa ao engravidar.
“A criança com Síndrome de Down sofre com uma desorganização neurológica que promove atrasos na fala, no andar, no pensar e outros atrasos que ao longo da vida traz algumas diferenças”, explicou.
A diretora da instituição é mãe de Juliano Varela, que nasceu com Síndrome de Down, ela conta que recebeu a ajuda de pessoas especiais e com isso nasceu a Associação.
“Há 28 anos quando o Juliano nasceu, eu tive uma pessoa que esteve no hospital, viu a minha situação, que era bem mais difícil naquela época e resolveu juntamente com a sua família, pagar todo o tratamento do meu filho”, contou.
“Durante dois anos, eu saia de Campo Grande para o Rio de Janeiro para aprender a estimular o meu filho e minimizar esses atrasos. Quando ele fez dois anos, ele teve alta, e a família que me ajudou tomou a decisão de abrir a Associação Juliano Varella para atender as crianças que tivessem a Síndrome em Campo Grande e não possuísse condições de realizar o tratamento fora”, completou.
Malu comentou ainda, como foi importante a abertura da Associação.
“Foi uma grande dádiva para todas as famílias que tem Síndrome de Down em Campo Grande e hoje já atendemos alguns municípios do interior que podem vir até a cidade para buscar esse conhecimento para estimular o seu filho”, afirmou.
A Associação possui o Programa do Nascer ao Envelhecer, que atende o bebê desde o nascimento até a sua terceira idade com programas específicos para cada faixa etária.
Hoje, a instituição também atende crianças com autismo e microcefalia. “Quando a associação completou 25 anos, a diretoria se reuniu e tomou a decisão de ampliar o nosso atendimento, começamos então a atender pessoas com autismo, microcefalia e outras deficiências intelectuais”, disse a diretora.
“Estamos com muita disposição para avançarmos em tecnologia, em recursos pedagógicos para realmente mudar a vida das pessoas com autismo, da mesma forma que conseguimos mudar a vida das pessoas com Síndrome de Down, hoje atendemos mais de 500 alunos e conseguimos ver eles sendo incluídos no mercado de trabalho”, comemorou.
Malu comentou sobre a preocupação que a Associação tem em ajudar as famílias a laudar um autista. “ Temos nos preocupado muito em antecipar esse tempo que a família leva para laudar um autista e as mães vem do interior para conseguir esses atendimentos que agora com a pandemia ficou mais difícil. A Juliano Varella oferece o atendimento com todos esses especialistas, facilitando o fechamento do diagnóstico”, explicou.
A diretora ressaltou que os atendimentos são oferecidos gratuitamente e agradeceu todos que ajudam a instituição a se manter de pé.
“Somos muito gratos a Deus e as pessoas que nos ajudam, temos homens e mulheres que destinam emendas parlamentares, temos convênios com o Governo do Estado e o Governo Federal, além do convênio com a Energisa que é o nosso suporte, onde as pessoas podem ter descontado na sua conta de energia o valor que ela quiser para ajudar a associação”, finalizou.
Quem quiser realizar doações para a Associação Juliano Varela pode entrar em contato no 3026-8828.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.