Neste sábado (24), Campo Grande será palco de um dos maiores eventos sobre inclusão e direitos das pessoas com autismo já realizados em Mato Grosso do Sul. O congresso 'Autismo Sem Fronteira’ acontece no Ondara Palace, das 9h às 18h, reunindo especialistas de referência nacional e internacional em parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS).
Com ingressos esgotados desde a semana passada, o evento promete ser um marco na luta por uma sociedade mais justa e preparada para lidar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), não apenas pela sua dimensão, mas pela profundidade dos temas abordados e o envolvimento institucional que o sustenta.
Em entrevista concedida ao Giro Estadual de Notícias nesta quinta-feira (22), o Secretário-Geral e Corregedor da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, destacou o papel social da Ordem no apoio a causas fundamentais como a inclusão de pessoas com TEA:
“A Ordem traz essa possibilidade ímpar para o Estado de Mato Grosso do Sul, por exemplo, trazendo uma das maiores referências no mundo com o manejo da pessoa com autismo, que é o Dr. Paulo Liberalismo”, afirmou. O congresso, segundo ele, vai além de um evento pontual. Trata-se de um projeto social sem fins lucrativos, estruturado para deixar um legado de capacitação e conscientização:
“Buscamos a capacitação dos profissionais e a conscientização das autoridades em todos os níveis de poder. É a OAB trazendo um movimento social com impacto real na vida das famílias atípicas”, completou.
Congresso 'Autismo Sem Fronteira' mobiliza MS e reforça capacitação e defesa de direitos das pessoas com TEA.
O avanço nos diagnósticos também reforça a urgência do debate. Conforme apontou Amaral, nos últimos dez anos o número de diagnósticos de TEA dobrou: “Saímos de um para cada 60 diagnósticos para um a cada 30, segundo estudo recente do CDC americano. Isso nos preocupa enquanto sociedade e, por isso, a OAB se mobiliza.”
Para além das estatísticas, o secretário lembrou os entraves enfrentados por pais e mães, especialmente nas cidades do interior:
“É um problema nacional. Em muitos municípios, sequer há um neuropediatra disponível. É inaceitável que mães tenham que ir à Justiça para garantir fraldas para seus filhos autistas.”
O evento deste sábado dá continuidade a uma proposta itinerante, iniciada em março com um congresso em Ponta Porã que reuniu mais de 1.500 pessoas. O sucesso foi tanto que os ingressos para a edição em Campo Grande esgotaram nove dias antes: “Tivemos mais de 5 mil pessoas tentando ingressos. Isso mostra o anseio da sociedade por informação e acolhimento”, relatou.
A intenção, segundo Amaral, é levar o congresso a outras cidades do estado, com apoio da iniciativa privada e dos governos estadual e municipal: “Vamos buscar levar essa conscientização onde houver demanda. A OAB está pronta para fazer sua parte.”
Além das palestras, o congresso marca o lançamento de uma nova cartilha de direitos e manejo de pessoas com autismo, desenvolvida pela Comissão da Pessoa com Autismo da OAB/MS. O material será disponibilizado gratuitamente no site da instituição (www.oabms.org.br) e distribuído durante o evento.
“A cartilha e o nosso canal S.O.S. Autismo estão aí para apoiar famílias, profissionais e cidadãos. A luta é diária, mas com união e informação podemos transformar a realidade”, finalizou Amaral.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS