segov dengue
APELO

Comunidades indígenas precisam de doação de materiais para combate à Covid-19

23 julho 2020 - 11h59 Por Victoria de Oliveira

Aldeias de Aquidauana e Miranda necessitam de ajuda para combater a Covid-19. Apelo foi feito em redes sociais pela atriz Lucélia Santos, conhecida da novela Escrava Isaura, da  TV Globo, e comentado pelo cacique Josias Jordão em entrevista concedida ao programa Giro Estadual de Notícias desta quinta-feira (23). "Temos um número muito grande de indígenas que estão internados com coronavírus. Se cada um ajudar, podemos melhorar a situação das pessoas que trabalham lá na linha de frente", declarou.

O cacique explica que há uma grande carência de especialistas que assistem as aldeias do interior, em razão da dificuldade do acesso para entrar nas comunidades. Além disso, pontua "Os povos estão bastantes debilitados, não tem recursos necessários para atender a demanda de indígenas que é muito grande."

"O povo terena está sofrendo. Ele precisa do governo, precisa do município para atender a demanda.", pede Josias. Ainda, o entrevistado reforça os materiais que podem ser doados no ponta de coleta em frente ao Memorial da Cultura Indígena, na Rua terena, em Campo Grande: "Nós estamos precisando hoje de fio-dental, escova de dentes, álcool em gel, luvas, máscara, sabão líquido, fraudas geriátricas de todos os tamanhos". Os equipamentos recolhidos serão levados ao Hospital Regional de Aquidauana.

A aldeia urbana da Capital, comunidade de onde Josias é cacique, não apresenta nenhum caso, graças ao trabalho de orientação que ele vem fazendo com os residentes da aldeia. "A gente tem orientado, divulgado vídeo no grupo do WhatsApp da comunidade, orientados os morados, as pessoas do grupo de risco para só saírem se for de extrema necessidade. Temos feito o nosso papel como liderança. Nós indígenas somos vulneráveis, do grupo de risco."

A entrevista completa pode ser conferida no áudio.