Nas comemorações dos 70 anos do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho para os dias 7 a 10 de abril, o presidente da entidade, Alessandro Coelho, destacou em entrevista ao Giro Estadual de Notícias desta quarta-feira (26), que serão realizadas diversas palestras para acentuar o valor dos produtores rurais do Estado.
"Além de varias novidades inovadoras para o setor que serão repassadas no evento, vamos trazer e mostrar ao público a possibilidade de trabalhar com drones na pecuária ou na agricultura e o sistema de monitoramento remoto de forma eficiente e a distancia, aproveitando a tecnologia desenvolvida no Brasil que é o 5G. A proposta feita para a Ministra Tereza Cristina é que o uso dessa tecnologia 5G seja feita primeiro no Estado, o que será uma 'queda de braço'", explica.
A convite do presidente, Tereza Cristina, já confirmou presença na comemoração. A líder do agronegócio brasileiro fará a palestra de abertura do evento, no dia 7 de julho, e dividirá palco com nomes reconhecidos pelo setor. As comemorações acontecerão entre 7 e 10 de julho, de forma híbrida (on-line e presencial). “A ministra confirmou presença e trará novidades para produtores de todo Mato Grosso do Sul. Será uma honra recebê-la novamente como ministra, produtora, sócia e diretora da entidade, a aproveitaremos a situação para homenageá-la e agradecê-la, pelas oportunidades geradas, a produtores rurais de todos os portes”, aponta.
Coelho afirma que apesar de diferentes bandeiras que o movimento defende, os objetivos dos sócios do Sindicato é demonstrar apoio ao Executivo. Cerca de 200 produtores de Campo Grande e região, participaram no último dia 15 em um manifesto pró-Bolsonaro em Brasília. "Tivemos muita gente partindo do sindicato, uns de ônibus outros de caminhonete e outros de avião, e lá nos encontramos e ficamos muito surpresos com a participação maciça de outros municípios do Estado e de varias localidades do País, foi algo emocionante", recorda.
Outro ponto discutido na entrevista, foi sobre o mercado do boi gordo, que atualmente a arroba está cotada em R$ 299 na cidade de Dourados, por exemplo. "O alto preço da carne é atribuído a antecipação da seca que reflete nas lavouras de milho e consequentemente na criação de gado e produção de arroba, haja vista que os confinadores estão buscando reestruturar a logística para produção confinada tendo em vista essa faixa de custo. Os prejuízos nas lavouras de milho vão gerar um impacto direto na criação do boi gordo, e os produtores de gado confinado já estão trabalhando na faixa de R$ 318 por arroba, ou seja, por mais que pareça alto o preço, no atual momento é nessa base que os produtores vão conseguir trabalhar" explicou.
PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.