A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresentou na semana passada a lista dos 626 municípios que participarão da 20ª edição da pesquisa que gera o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc). A presidente do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa do MS, Rosimeire Costa, ressalta que trata-se de excelente oportunidade para que os consumidores de energia elétrica possam opinar sobre a qualidade do serviço.
“O que o consumidor precisa saber é que serão feitas mais de 40 perguntas, em relação a qualidade da prestação de serviço. A idéia é fazer uma avaliação das cinco concessionárias do Centro-Oeste, dar uma nota para notificarmos e fazer melhorias na qualidade do energia elétrica que chega na sua residência”, explica.
As cidades do MS que vão participar da pesquisa são: Campo Grande, Paranaíba, Cassilândia, Terenos, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Itaporã e Vicentina.
A ANEEL anunciou na semana passada que as contas de luz em todo o país terão a bandeira tarifária vermelha patamar um em agosto, o que representa um custo adicional de 4,00 reais para cada 100 quilowatts-hora consumidos, ou seja, vai vir mais cara.
“Na verdade neste momento não tem saída. Este mês a bandeira vai ser a vermelha, pois não tem chuva no mês de agosto e vai ter que ser feito o despacho das termoelétricas e que funcionam com diesel ou gás e por isso vamos ter esse impacto negativo nas contas do mês de setembro”, diz a presidente.
A dica é cortar gastos com aparelhos elétricos e ter uma boa educação com a maneira em que são usados os itens que necessitam de energia elétrica:
- Tire os aparelhos da tomada;
- Mude o chuveiro para o modo verão;
- Troque as lâmpadas;
- Valorize a iluminação natural da casa;
- Fique atento ao uso de eletrodomésticos (use apenas o essencial)