A inspetora da Polícia Rodoviária Federal Manuella Reis participou hoje (18) do programa de rádio Giro Estadual de Notícias, transmitido para todo o interior do Mato Grosso do Sul através do grupo Feitosa de Comunicação. A inspetora comentou sobre a combinação de álcool e volante, que resulta em 65% da mortes no trânsito.
Manuella explicou que principalmente em comemorações, como agora da Copa do Mundo, os motoristas devem se conscientizar e eleger o motorista que não bebeu, o conhecido motorista da rodada, quando forem fazer o uso de bebidas alcoólicas. Reis lembra que entre 2010 e 2017, 408 mil pessoas morreram em acidentes provocados por motoristas alcoolizados. Setenta mil foram flagrados dirigindo em rodovias federais sob efeitos do álcool, número alarmante que tem tirado a vida de muitas pessoas, sem contar que cerca de 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela. Todo o ano pelo menos 47 mil mortes são registradas no trânsito brasileiro. Quem for pego sob efeito de álcool pode pagar multa no valor de R$ 2.934.70 e suspensão da CNH.
O uso do celular é a terceira maior causa de morte no Brasil, resultando em 150 vítimas por dia e 54 mil por ano de acordo com Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet). Essa combinação só perde em números de fatalidades para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. Ainda de acordo com Manuella Reis, o problema é que a pessoa distraída acaba se desconectando do que acontece ao redor. É durante esses apagões ao voltante, que podem durar até 10 segundos, que acontecem os acidentes na maioria das vezes fatais. A multa para quem for pego dirigindo sob uso do aparelho celular é de R$ 293,47.
“É de suma importância as pessoas se conscientizar e saber que um minuto de bobeira pode tirar a vida de outra pessoa, destruindo famílias. Uma culpa que o indivíduo vai carregar pelo resto de sua vida”, detalhou Manuella.
O Giro Estadual de Notícias vai ao ar de segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 104,7 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 - PARANHOS
Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista.
