"Campo Grande vai oferecer uma pluralidade de opções carnavalesca para a população sul-mato-grossense". Foi com essa frase que a secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro definiu as festividades deste ano. O "Morena Folia" proporcionará um mix de shows, com programação animada com a volta do carnaval da Avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a 14 de julho e a Calógeras. Neste ano com uma novidade: no dia 24 a avenida vai receber um trio elétrico para animar os foliões, igual a acontece em Salvador (BA) todos os anos.
Com expectativa de 20 mil pessoas só na avenida, a folia contará com nomes nacionais e regionais, além de mais de 40 atrações por toda a cidade.
"Temos uma programação 'a rodo' pela cidade tanto para quem adora folia, tanto para quem gosta de um refúgio, descanso. O Carnaval neste ano está distribuído em mais de 48 atividades em vários pontos da Capital e realizamos um 'agendão de atividades', pois sabemos que nem todos os municípios de MS oferecem essas festividades", explica a secretária em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quarta-feira (19).
O Morena Folia acontece na Avenida Fernando Côrrea da Costa, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, das 21 às 3 da madrugada.
"Desde setembro de 2019, a Sectur manteve agenda fixa semanal para o diálogo com produtores, comunidades, associações, autarquias públicas e privadas para a construção de um calendário de eventos com uma unidade conceitual: mostrar a vocação da Capital como cidade carnavalesca e ao mesmo tempo lugar de refúgio", pontua..
Programação - Quem inaugura o Morena Folia é o grupo Art Popular, que leva todos os seus sucessos, como "Pimpolho", "É no Pagode" e "Temporal", para o palco da Fernando Côrrea da Costa.
A programação conta com show da dupla Henrique e Diego, conhecida Brasil afora por conta dos hits em parceria com MC Guime, "Suíte 14", Dennis DJ, "Tchau Tchau", e com Simone e Simaria com "Raspão".
Com mais de 24 anos de história, o grupo BokaLoka atrai o público que realmente é fã desta festa popular. Junto a Renatinho Bokaloka (vocalista), Toninho Branco (cavaco) e Adílson Sorriso (surdo), os campo-grandenses e turistas poderão cantar os versos de "Não Pedi pra me Apaixonar", "Tá na Hora" e "Que Situação".
Desfile das Escolas - O desfile das Escolas de Samba acontece nos dias 24 e 25, uma realização da Lienca com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, a partir das 19h30. A apuração dos vencedores acontece dia 26, a partir das 17h, no Teatro de Arena do Horto Florestal.
Carnaval em Documentário - O ator e diretor Filipi Silveira, está desenvolvendo um documentário onde vai retratar as festas de Carnaval no município do passado e da atualidade.
"Acho muito bom para referenciar, pois existe um movimento bem antes para chegar a forma em que o Carnaval se tornou hoje. É uma maneira muito legal de homenagear todo o movimento que hoje vem se tornando marca no município", explica o ator.