healt
ELEIÇÕES

Candidato a presidência do Conselho de Medicina Veterinária pretende renovar entidade

10 setembro 2021 - 09h30 Por Thaís Matos

Candidato da Chapa 1 – “Um conselho para Todos” – para a presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), o Dr. Thiago Fraga ressalta a importância para que os médicos veterinários e zootecnistas pensem de forma coerente e unam suas forças buscando melhorias para os profissionais da classe. As eleições acontecem nesta segunda-feira (13). Para falar sobre o assunto, o Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (10), o candidato Thiago Fraga.

Em comparação com outros países e a Europa, o Brasil é o país que mais forma profissionais na área. Thiago revela que a preocupação de outros conselhos não é apenas em relação a demanda de vagas no mercado de trabalho, mas sim na quantidade de profissionais na academia. O Brasil tem 493 cursos de Medicina Veterinária em atividade, número muito superior comparado aos EUA, que tem apenas 33.

“O Brasil está em primeiro lugar no número de médicos veterinários formados, em torno de 154 mil e Mato Grosso do Sul contempla o número de 5.100 profissionais. A preocupação não está limitada apenas à quantidade de vagas no mercado de trabalho, mas sim à desproporcionalidade de profissionais para formar esse número exagerado de futuros médicos”, relata Thiago. 

As principais propostas do candidato estão direcionadas a renovação dentro do Conselho. Entre elas, retomar a fiscalização de profissionais irregulares. “Nós estamos com uma gestão totalmente técnica em que o todo o time sobrevive e depende da medicina veterinária, com a proposta da renovação, a partir da retomada das fiscalizações poderemos melhorar o desempenho da classe e reduzir carga exagerada”.

O candidato Thiago Fraga

Outra proposta é a redução de comissionados dentro do Conselho. Segundo o candidato, são gastos excessivos que poderiam ser direcionados para outras áreas, como renovação de frota de veículos e investimento na fiscalização. “Hoje o CRMV gasta mais de 500 mil reais, por ano, só com comissionados e isso vai na contra-mão de toda a pandemia que estamos enfrentando", diz.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos os acadêmicos egressos, como a falta de oportunidades, o candidato reforça a proposta de educação continuada e garante que esse recurso estará presente em sua gestão, caso ganhe as eleições. “Em nossa gestão teremos cursos de RT’s avançados específicos por área, como de alimentos, laboratório e clínicas de pequenos, para minimizar essa situação, e o conselho tem recurso para isso”, ressalta.

Recentemente, todo o mercado agro foi pego de surpresa com o caso da doença da vaca louca confirmado no Brasil, embora ainda não tenha sido registrado nenhum caso em Mato Grosso do Sul, a exportação no estado também acaba sendo atingida, diante disso, Thiago se apresenta otimista. “O Ministério da Agricultura e Abastecimento agiu rapidamente e foi comprovado que trata-se de um caso atípico, ou seja, não é a forma clássica da doença que é transmitida pela ingestão de alimentos de origem animal. Essa foi uma forma que se desenvolveu em animais extremamente velhos e isso pode ocorrer com animais de idade mais elevada”, explica.

O profissional de medicina veterinária contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social do país. “Hoje o médico veterinário não cuida apenas da saúde animal, o profissional está muito inserido na saúde pública, costumo falar em sala de aula que o nosso cuidado é do pasto ao prato” encerra o candidato.

As eleições para presidente do CRMV ocorrem dia 13 de setembro. Todos os profissionais que estão regularizados financeiramente no conselho, receberam uma senha e login via SMS ou e-mail. Profissionais poderão votar presencialmente, on-line ou por correspondência.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.