Pela primeira vez na história o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (CREA-MS) terá uma mulher concorrendo às eleições que acontecem no dia 15 de julho de 2020. Até a semana passada, os profissionais iriam às urnas no dia 3 de junho. A mudança foi ocasionada pela pandemia. Os candidatos ainda estão se apoiando numa campanha online até a suspensão desse período de risco. O ineditismo está marcando as eleições. Para falar sobre sua candidatura e propostas esteve hoje no Giro Estadual de Notícias, a engenheira agrimensora Vânia Mello. Atuando na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) desde 1992, foi professora, presidente da entidade que representa sua engenharia e também compôs a diretoria do Crea-MS. Há 30 anos atuando no sistema e no Conselho ela está acostumada aos desafios e quer romper esse paradigma.
Para vencer as eleições ela aposta em propostas que darão mais visibilidade aos profissionais das engenharias por meio do Crea. "Quero dar visibilidade e manter a transparência sobre as ações do Conselho. O investimento em comunicação é essencial para mostrar a importância do profissional de engenharia para a sociedade", comentou. Ela quer, ainda, fortalecer a participação dos jovens profissionais no Sistema Confea/Crea/Mútua, intensificar as ações educativas de fiscalização, transformar a Inspetoria de Dourados em Subsede e outras ações e projetos que visam o fortalecimento da classe e do Crea-MS.
A candidata, que foi diretora geral da Mútua, que é a Caixa de Assistência Social do Crea, atendeu a principal demanda dos associados em seu mandato: o plano de saúde, que foi contratado naquele período. Vânia também fez com que o número de adesão de pessoas à Mútua aumentasse
Profissão Sobre a profissão de engenheira agrimensora ela destaca que assim como as demais engenharias, o segmento está passando por dificuldades. "Nossa profissão teve pontos mais altos. Antes tínhamos uma câmara especializada hoje estamos junto com a Câmara de Engenharia Civil. Isso ocorreu com o fechamento do curso na Uniderp . Nossa luta é maior agora pela profissão que ainda está bastante atuante, mas sofre com as dificuldades do mercado, a agrimensura sofre com a falta de oportunidades, assim como outras profissões", destacou.
Vânia Mello é candidata à presidência do Crea-MS na chapa "Avante Crea", com o número 34.
A entrevista completa você confere no player.