Com o objetivo de reforçar as boas-práticas de biossegurança junto aos empresários de Bonito, principal destino de Mato Grosso do Sul, agentes do Sebrae/MS visitam até esta sexta-feira (30) os pequenos negócios. O atendimento gratuito tem o objetivo de preparar os empreendedores para o Feriado de Finados, por conta do aumento do fluxo de turistas.
A meta da ação é atingir 600 empresários, entre os dias 26 a 30 de outubro. Durante o atendimento, o agente reforça as orientações técnicas sobre as principais medidas de biossegurança que devem ser adotadas no estabelecimento, de acordo com as normas da vigilância sanitária. Entre elas, está o distanciamento social e a oferta de álcool em gel.
"Temos três eixos de conscientização. Um deles é o empresárial, a população e o outro é o turista. Esses três eixos precisam estar alinhados para evitar mais contaminações ou prejuízos. Estamos visitando as empresas para reforçar a conscientização dos protocolos. O reforço antecede o feriado porque são momentos de grande fluxo. É importantíssimo para o destino ser um exemplo em saúde e segurança", afirma o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quinta-feira (29).
O mutirão de visitas aos pequenos negócios é fruto do programa Bonito Seguro, iniciativa do Sistema S – Sebrae/MS, Sesi/MS e Senac/MS, em parceria com a governança local do turismo –, para a retomada segura das atividades turísticas no município.
"Vamos estar com os nossos parceiros nos atrativos fazendo postos intinerantes para conscientização do turista. Ele vai apoiar junto com o empresário todo esse processo", afirma.
Após a oferta de consultorias gratuitas em saúde e segurança e outras ações que antecederam a retomada das atividades, agora, com a constatação do aumento do fluxo de turistas nos feriados prolongados, o programa visa reforçar as medidas de contenção ao novo coronavírus.
"Na cidade em si nós estamos com propostas visuais para trazer e mostrar esse movimento para o turista. Ele precisa ver quer é necessário fazer o uso da máscara, para apoiar o empresário e trazer alguns materiais visuais para incentivar essa conscientização coletiva", explica.
Ainda como parte do Bonito Seguro, entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro, parceria entre o Sebrae/MS, Sesi/MS e Senac/MS irá garantir a instalação de estandes itinerantes nos principais atrativos turísticos do município, com orientações preventivas direcionadas aos turistas.