segov dengue
AULAS NA REDE ESTADU

Bandeiras do Prosseguir vão determinar quantidade de alunos em sala de aula

5 julho 2021 - 11h04 Por Lia Kosta

A volta às aulas na Rede Estadual de Ensino estão marcadas para voltar no dia 2 de agosto em sistema de revezamento para os 200 mil alunos de Mato Grosso do Sul. Para explicar um pouco mais sobre esse retorno, a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta concedeu entrevista no programa Giro Estadual de Notícias desta segunda-feira (05).

Entre os dias 26 e 30 de julho, o momento será de planejamento e organização das atividades pedagógicas pelas escolas junto às equipes, já os profissionais da rede retornam um pouco antes, no dia 19 de julho para planejamento das atividades e acompanhamento dos estudantes que ainda estarão em aulas remotas após o período de férias, que vai de 2 a 16 de julho. No dia 19, os alunos voltam às aulas remotas.

Para a secretária, os diretores, professores e administrativos fizeram um trabalho de muita criatividade e responsabilidade para minimizar os efeitos da pandemia, conforme análise a titular da SED, e com professores vacinados e a imunização da população em ritmo "acelerado", as aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino devem ser retomadas. "Entre vários fatores, como a vacinação dos professores, a compra e entrega de todo material de biossegurança para as escolas e a escrita do protocolo que vai garantir a segurança de todos da educação. A análise feita de outros países, os impactos negativos da ausência de aulas presenciais sobre as crianças (...) A decisão foi baseada no bandeiramento de cada município e a logística na segurança de todos, como por exemplo, o comercio e locais de acesso ao publico, que já tomam esses cuidados", explicou.

Ainda, segundo a secretaria, dependendo do bandeiramento, os pais podem ou não levar seus filhos a escola. "Se a bandeira estiver em outra cor que não seja verde, os pais terão opção de levar ou não seus filhos. Quando a bandeira estiver verde, é obrigação da família e dever do Estado oferecer educação para crianças de 04 a 17 anos", destaca.

Antes do dia 02, cada unidade escolar terá autonomia para definir como as famílias serão avisadas sobre o retorno das aulas mas que os pais receberão a escala da semana de aulas referente a cada serie, com datas escalonadas. "Metade de uma sala de aula vai na semana, e a outra metade na outra semana e esse 50% de alunos estarão posicionados com 1,50 metros de distancia um dos outros", explicou.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;
Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;
Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;
Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;
Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.