Em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta terça-feira (19), o Gerente de Mercado Pessoa Jurídica da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Ronderson Patrício, compartilhou detalhes sobre a participação da instituição financeira na Caravana da Sudeco, que inicia suas atividades em Mato Grosso do Sul a partir de amanhã (20).
A Caravana da Sudeco é uma iniciativa voltada para a discussão e promoção do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que oferece linhas de crédito com condições favoráveis para micro e pequenos empresários, além de mini e pequenos produtores rurais. "Nosso objetivo é desmistificar o acesso ao crédito e facilitar o desenvolvimento dos pequenos negócios na região", afirmou.
Este ano, a caravana contará novamente com a presença marcante de uma carreta do Banco do Brasil, equipada para realizar atendimentos diários e disponibilizar informações sobre as linhas de crédito do FCO. A carreta estará posicionada no Mercado Municipal de Campo Grande nos dias 20 e 21 de março, representando o compromisso do Banco do Brasil como principal parceiro financeiro do evento.
"Estamos aqui para esclarecer um ponto crucial: todos têm a possibilidade de acessar as linhas de crédito oferecidas pelo FCO, especialmente os micro e pequenos produtores e empresários. Um aspecto fundamental a ser destacado é a necessidade de realizar determinadas etapas, sendo a abertura de uma conta corrente um dos primeiros passos. Isso envolve também realizar um cadastro conosco e avaliar a viabilidade econômico-financeira do projeto", revela.
O Gerente de Mercado Pessoa Jurídica da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Ronderson Patrício
O gerente explica que o FCO oferece uma ampla variedade de linhas de crédito, abrangendo desde financiamentos para aquisição de painéis fotovoltaicos por pessoas físicas até apoio ao micro e pequeno produtor em diversas atividades elegíveis. "Isso inclui também financiamento para compra de maquinário e implementos agrícolas, bem como capital de giro, até mesmo de forma dissociada. Essa iniciativa visa especialmente possibilitar o crescimento dos pequenos negócios e produtores", salienta.
Uma das novidades desta edição é a linha de crédito "Especial Mulheres Empreendedoras", que oferece condições diferenciadas para o público feminino, incluindo um limite de crédito 20% maior que o padrão e prazos de pagamento estendidos. "É imprescindível que a mulher tenha pelo menos 40% de participação na empresa e exerça um papel de liderança. Com isso, queremos incentivar ainda mais o empreendedorismo feminino na região", destacou o gerente.
Ele ainda complementa: "Para exemplificar, enquanto o limite para capital de giro para o micro e pequeno empresário é de R$ 500.000, para mulheres empreendedoras, este valor aumenta para R$ 600.000, representando um acréscimo de 20%. Adicionalmente, os prazos, tanto de carência quanto de pagamento, são mais extensos, proporcionando maior flexibilidade financeira", detalha.
Além da estrutura de atendimento, a caravana oferecerá palestras e workshops, incluindo uma sessão dedicada às mulheres empreendedoras, organizada em parceria com o Sebrae, e uma discussão sobre os produtos e serviços disponibilizados pelo Banco do Brasil, aberta a todos os interessados em ampliar suas oportunidades de negócio.
"As expectativas são altíssimas. No ano passado, a caravana provou ser um grande sucesso, com o banco se fazendo presente através de uma carreta imponente. Este ano, temos o prazer de anunciar que a carreta do Banco do Brasil estará conosco novamente, equipada com toda a infraestrutura necessária para realizarmos atendimentos cotidianos", diz.
Nesta edição, em Campo Grande, as atividades ocorrerão nesta quarta e quinta-feira (21), das 9h às 17h, no Mercadão Municipal. Já em Dourados, nos dias 25 e 26 de março, das 9h às 17h, no Centro de Convenções, localizado na Av. Guaicurus, 2030, Novo Parque Alvorada. A Caravana da Sudeco também passará por outras cidades do Centro-Oeste e do Distrito Federal ao longo deste semestre.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS