Cerca de 70.300 pessoas do Estado se inscreveram no Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), que vai acontecer em 3 e 10 de novembro em todo o País. Comparado ao ano passado, MS registrou uma queda no número de inscritos, mas manteve o perfil dos candidatos no comparativo com o ano passado, sendo aplicada em 41 municípios do Estado.
O Enem é a prova mais esperada do ano para milhões de estudantes que buscar cursar o ensino superior. Com a nota do Exame é possível conseguir uma vaga em universidades públicas, bolsas de estudo em faculdades particulares e até financiamento estudantil a juros baixos.
Para atingir uma boa pontuação é preciso se dedicar muito aos estudos. Além disso, é importante saber gerenciar o tempo de prova e responder as questões de forma rápida. Isso porque o Enem acontece em apenas dois dias e os participantes devem responder 180 questões objetivas e escrever uma redação.
Em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta quinta-feira (31), a professora de psicologia da Uniderp, Giuliana Elisa dos Santos, explica que controlar os ânimos é a chave para o bom desempenho na prova.
"Nesse periodo muita coisa não pode ser aumentada, entre elas o ritmo do estudo. Nessa altura do campeonato você acelerar com mais horas de estudos e com menos tempo para dormir, é uma bomba-relógio. Tirar o pé do acelerador e dar um descanso principalmente na véspera da prova, é o indicado para não ter o famoso 'branco'", explica.
A profissional alerta que os pais precisam ter cuidado para não pressionar os filhos de forma indireta. "Eu percebo que os pais ficam mais aflitos que os filhos, pois existe uma ansiedade e preocupação com o futuro deles, de como vai ser a vida financeira e etc, e óbvio que todo pai e mãe quer o melhor para os filhos, mas quanto menos demonstrar isso, melhor", informa.
No quesito idade, 19.243 candidatos têm idade entre 21 e 30 anos. O maior público é de quem acaba de concluir o Ensino Médio. A faixa etária de 17 anos registrou 12.099 inscrições. A Capital concentra 41,4% dos inscritos, um, total de 29.155 pessoas.
"Não pressionar os filhos pois isso pode resultar no desempenho de sua prova. Isso gera uma angústia e um medo de não dar conta, e isso é possível ver nos estudantes que surtam na véspera da prova. O indicado é ver os pais incentivado o filho mesmo ele não obtendo o resultado esperado"
Giuliana afirma que ter autoconfiança é essêncial para fazer os dois dias de prova.
"Com certeza vão ter pessoas melhores que você na prova. Mas o que vai te confortar, é a sua autoconfiança. 'Eu darei o meu melhor, focarei no meu melhor!', isso vai capacitar você a ter uma a melhor energia para a realização da prova", finaliza.