Uma jovem, de 20 anos, morreu depois de 24 dias internada em Dourados (MS), em decorrência de uma grave infecção, ao que tudo indica, causada por um piercing nos lábios. Para falar sobre o assunto e também fazer um alerta, o Giro Estadual de Notícias desta quarta-feira (13) recebeu a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca.
A médica explica a importância de realizar esse tipo de procedimento em locais qualificados. “Dependendo do material que você usa, se ele não estiver esterilizado corretamente, ele pode carregar secreções de um atendimento anterior. E aí você tem complicações infecciosas transmitidas pelo sangue”, afirma.
Segundo a infectologista, o problema não está somente na introdução da peça, mas também na manutenção. É necessário ter muito cuidado e fazer a limpeza com materiais específicos e recomendados.
Outro alerta feito pela médica foi acerca das vacinas que evitam doenças virais, como Hepatite A, B e Tétano. Todas fazem parte do programa nacional de imunização e estão disponíveis na rede pública de saúde. “É importante ter muito cuidado com a saúde e manter as vacinas em dia, se você vai colocar um corpo estranho, deve-se conferir se as vacinas de Hepatite e Tétano estão certinhas”, finaliza.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS