tjmsmedidaprotetiva
APLICATIVO

Aplicativo desenvolvido em MS dá ‘selos’ a notícias verdadeiras ou falsas

8 abril 2022 - 11h00 Por Gabriel Neri

Jornalista e criadora da ferramenta, Thayara Barboza contou como surgiu a ideia e os objetivos do aplicativo

No dia 1 de abril, conhecido como o ‘dia da mentira’, um aplicativo que pretende classificar notícias em verdadeiras ou falsas foi lançado. O ‘Notícia Verificada’ foi resultado de um trabalho de 10 meses desenvolvido em Mato Grosso do Sul com bases em normas internacionais. O projeto nasceu da ideia de Thayara Barboza, que deu entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta sexta-feira (8).

Thayara contextualiza que nos últimos anos a gente viveu à sombra da pandemia e durante a pandemia de saúde, vivemos uma pandemia de desinformação”. Assim, ela e outros idealizadores do aplicativo queriam fazer algo que ajudasse a combater a desinformação e fosse próximo das pessoas. Nasceu o aplicativo.

Ela explica que em momento algum o ‘Notícia Verificada’ vai bloquear ou barrar a propagação de notícias falsas. O intuito é classificar quem são os responsáveis por propagar as mentiras. “Em nenhum momento tivemos a ilusão de pensar que seja uma ferramenta para bloquear ou barrar a propagação. É o contrário disso, é uma ferramenta para as pessoas terem noção quem são os propagadores”.

Com uma estrutura bem dividida em quatro abas (Destaques, Seguindo, Fato e Fake), o programa tem uma estrutura de ‘linha do tempo’ com o selo das notícias - verdadeiro, falso e indeterminada (quando ainda não foi avaliada pela equipe de checagem). Trazendo a proposta de ser próxima ao receptor da mensagem, é o próprio usuário quem envia a notícia para análise. Para isso, basta fazer um simples cadastro com e-mail, nome de usuário e senha. 

Segundo Thayara, a equipe de checagem verifica a matéria em um prazo máximo de 24 horas e fica disponível na linha do tempo do aplicativo. Ainda sobre os participantes deste aplicativo, a equipe é composta por vários profissionais e setorizados em publicidade, criação, jurídico, comercial e financeiro. 

O lançamento oficial foi há uma semana e Thayara comentou que na primeira postagem patrocinada recebeu uma enxurrada de críticas. No entanto, ela entende que “faz parte do processo”. Muitos dos comentários acusavam o ‘Notícia Verificada’ de ser de determinado partido político ou de lado ideológico.

A jornalista também detalhou que o aplicativo deve funcionar de forma híbrida com inteligência artificial e com uma equipe humana. “Começou com uma ideia bem tímida e fomos buscando como tornar o aplicativo uma ferramenta híbrida, hoje ele tem a parte de inteligência artificial em desenvolvimento.”

Para quem se interessou em conhecer o ‘Notícia Verificada’, o aplicativo está disponível nas lojas de aplicativo Play Store para Android e Apple Store para IOS de forma gratuita. Para baixar o aplicativo, basta acessar https://apps.apple.com/br/app/noticia-verificada/id1612331136, na Apple Store ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nv.noticiaverificada, na Play Store. 

Se quiser, acesse o site: www.notíciaverificada.com 

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS