segov dengue
ALERTA

Além de raios e vendavais, Energisa faz alerta sobre acidentes com pipa na rede elétrica no Estado

19 agosto 2020 - 10h00 Por Rosana Siqueira

As mudanças climáticas têm provocado aumento na incidência no total de raios registrados em Mato Grosso do Sul. É que durante as precipitações os vendavais derrubam postes e árvores, que podem afetar a rede de energia e mesmo queimar os equipamentos. Isso sem contar que durante a pandemia tem sido registrado crescimento na brincadeira de soltar pipa que acaba com cabos da rede elétrica e que pode trazer grandes acidentes a população. O alerta foi feito pelo coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, Alécio Almeida Leite. Ele foi o entrevistado de hoje no programa Giro Estadual de Notícias do Grupo Feitosa de Comunicação.

Ele explica que desde o início da pandemia, a Energisa passou a registrar aumento nas ocorrências relacionadas a objetos que tiveram contato direto com a rede elétrica, especialmente as ocasionadas por pipas. Àquela "brincadeira", que a princípio denota inofensiva, acabou prejudicando clientes em mais de 20 bairros de Campo Grande, de maio a julho deste ano.

Os dados da concessionária explicam que nesse período 49 mil clientes ficaram sem energia, devido as pipas atingirem os fios energizados. Os números revelam um aumento em mais de 4 vezes, se compararmos as estatísticas registradas de janeiro a abril deste ano que somou 11 mil clientes com interrupção do fornecimento.

Além da interrupção no fornecimento de energia, o contato direto com a rede pode ocasionar diversos tipos de problemas, entre eles: choque elétrico, incêndio e até mesmo acidente fatal. E diante desse cenário, a Energisa orienta que haja um reforço maior nos cuidados que a população deve ter em relação a energia elétrica.

"O ideal é que a soltura de pipa ocorra em locais abertos e afastados dos fios elétricos, e jamais faça uso de linhas metálicas, linha chilena ou cerol. Caso a pipa fique presa aos cabos de energia, nunca tente retirá-la", afirma. Ele frisa que em casos de pipa na rede elétrica, as pessoas devem buscar ajuda da concessionária pelos canais de atendimento 0800 722 7272, WhatsApp Gisa (67) 99980-0698 ou pelo site www.energisa.com.br.

O coordenador ainda falou dos riscos de mexer na rede elétrica, problemas com a má estrutura da rede de energia nas casa, entre outros assuntos.A entrevista completa você confere no player abaixo: