O Giro Estadual de Notícias recebeu nesta sexta-feira (26), o candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Adonis Marcos (PSOL). Disputando eleições pela terceira vez, o candidato falou sobre as prioridades do seu plano de governo.
Acerca do atual cenário econômico e as dificuldades que a população do Estado vem enfrentando após a pandemia, Adonis avalia que o setor econômico deve melhorar com mais tecnologia e gestão. “O Brasil é um país extremamente produtivo, nós temos solo, nós temos clima e biodiversidade. Nosso estado é um estado altamente superavitário, um estado que tem um PIB acima de 20 bi, teria que atender melhor a sua população. Nós precisamos melhorar a gestão do serviço público”, afirma.
Perguntado sobre como enfrentar uma nova situação pandêmica, o candidato afirmou que, além de fortalecer o setor da saúde, a comunicação é o caminho. “Não tivemos uma boa comunicação no Brasil para entendermos o que estava acontecendo no mundo, a grande maioria foi desinformada. Os meios de comunicação tem uma ação fundamental para isso, é através da verdadeira informação que as pessoas vão poder se posicionar”.
Entre as propostas, caso seja eleito, Adonis garante a diminuição dos impostos estaduais, como ICMS, ITCD e IPVA. “Vamos trabalhar dentro da margem de segurança para não cometer nenhum crime de improbidade administrativa. Vamos zerar o ICMS sobre o gás de cozinha, esse é um dos nossos maiores desafios”.
Ainda sobre as propostas, o candidato falou sobre a criação de um restaurante popular para atender as pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social. “A pessoa pode fazer uma refeição com R$1,00. Eu já comi muito em Brasília, é necessário e nutritivo, quero trazer isso para o Estado”. O candidato Adonis Marcos, afirma que a prioridade da sua gestão será cuidar de pessoas.
Ele também se comprometeu em auxiliar na ressocialização dos usuários de drogas que ficam nas redondezas da antiga rodoviária de Campo Grande, que já ficou conhecida como cracolândia.
Sobre a atual gestão, Adonis elogiou o trabalho do governador Reinaldo Azambuja, especialmente em ações voltadas para a saúde, como caravana da saúde e no enfrentamento da covid-19, com MS em primeiro lugar no índice de vacinação. Em um possível segundo turno, o candidato do PSOL não dispensa apoio à candidata do PT, Giselle Marques.
A respeito do combate a violência doméstica, o Adonis reafirmou o compromisso em fortalecer o setor de segurança. “Vamos levar as delegacias 24h de atendimento à mulher para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Se for preciso realizar concurso público para contratar delegas mulheres, nós vamos, porque a mulher precisa chegar na delegacia e ser atendida por outra mulher. Vamos dar condições para esses profissionais”, finaliza.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS