BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
NEGÓCIOS

A lista de clientes é uma das maiores fontes de receitas que a empresa pode ter

12 dezembro 2019 - 10h58 Por Rosana Siqueira

Com o fim de ano muitas empresas aproveitam o momento para lucrar da melhor forma possível. Mas o que poucos empreendedores sabem, é que esse investimento para lucrar pode se tornar um prejuízo no decorrer do próximo ano se não souber usar da forma adequada. Para falar sobre as melhores estratégias para alavancar os negócios no fim de ano, o empresário, fundador, presidente e CEO da SGN - Soluções Globais de Negócios, Eduardo  Karmouche esteve nesta quinta-feira (12) no programa Giro Estadual de Notícias. Ele deu dicas de como o empresário pode atender as necessidades de sua empresa para fazer realmente o pequeno ou grande negócio continuar prosperando neste fim de ano. E destacou que uma das maiores fontes de riqueza que a empresa tem é sua própria lista de clientes.

"Um dos maiores ativos ocultos que as empresas têm é sua própria lista de clientes. Canso de falar isso e as pessoas não utilizam sua própria lista de clientes. Se ele puder vender muito mais ou trazer de volta os clientes perdidos terá um impacto fenomenal no seu faturamento", destacou Karmouche.

Outro ponto levantado pelo empresário é a falta de fidelização de clientes antigos. "Esta é uma das maiores frustrações que tenho na vida. Isso me espanta todo dia que vejo que empresário gastar centenas ou milhares de reais para trazer o cliente novo  para a empresa e não fidelizar. Não é barato porque os clientes todo dia são bombardeados com publicados, e me espanta que depois que conquistou este cliente,a empresa falha em não procurar identificar outros produtos complementares ou serviços que pode oferecer para a pessoa", afirmou.

Vendedores

Karmouche  frisou ainda o risco da dependência apenas dos vendedores. "O que acontece de uma forma geral é que a maior parte das empresas seja fabricante  distribuidor, varejista, prestador de serviço, é que eles são suportados por uma única receita que vem por meio dos vendedores. E se eles falharem a empresa perde a receita", alegou.

Por isso o empresário trabalha oferecendo novas estratégias para a empresa ter outras fontes de recursos. "O que eu ofereço aos empresários é como construir ofertas irresistíveis produtos ou serviços combinados que agregam muito mais vantagens mais serviços para o cliente", finalizou.