Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de janeiro de 2026 - 05h29
sesi
ALERTA

A cada três dias, um poste cai em MS: Imprudência no trânsito ameaça energia e serviços essenciais

6 janeiro 2026 - 11h40 Por Carlos Guilherme

Os acidentes envolvendo veículos e postes de energia elétrica seguem como um alerta permanente em Mato Grosso do Sul. Em 2025, foram registrados 114 casos de colisão, número que revela uma média preocupante: um poste derrubado a cada três dias no Estado. Além dos danos materiais, as ocorrências colocam em risco vidas, comprometem serviços essenciais e provocam longas interrupções no fornecimento de energia.

O dado foi detalhado pelo coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Nascimento, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias nesta terça-feira (6). Segundo ele, o principal fator por trás das ocorrências é a imprudência no trânsito. “O fator mais recorrente é a condução irresponsável. A combinação de bebida alcoólica e direção aumenta muito o risco de acidentes desse tipo”, alerta.

Quando um poste é derrubado, o impacto vai muito além do local da colisão. De acordo com João Ricardo, a prioridade inicial é sempre a segurança das vítimas e de quem está próximo, mas logo surge outro problema grave: a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

“São situações críticas. Dependendo do local, a falta de energia pode atingir hospitais, escolas, órgãos públicos, comércios e até cidades inteiras”, explica. No interior e em áreas rurais, o cenário também se repete, muitas vezes envolvendo máquinas agrícolas que colidem ou se enroscam na rede elétrica.

João: Colisões derrubaram 114 postes em 2025 e colocam em risco hospitais, escolas e a segurança da população - (Foto: Williams Souza)

A recomposição da rede não é imediata. O tempo de reparo varia conforme a gravidade do dano. “Em situações mais simples, o serviço pode levar algumas horas. Mas quando há dois, três ou mais postes derrubados, as equipes podem trabalhar seis, oito horas ou até mais para restabelecer o sistema”, afirma o coordenador.

Além da interrupção prolongada, há riscos graves à vida. Cabos rompidos podem permanecer energizados, transformando o local do acidente em uma área extremamente perigosa. Por isso, João Ricardo reforça orientações claras para quem presencia esse tipo de ocorrência.

“Nunca toque no veículo, no poste ou nos cabos. Mantenha distância, preserve a calma e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa”, orienta. O atendimento emergencial pode ser solicitado pelo telefone 0800 722 7272, para que a rede seja desenergizada antes de qualquer resgate.

Outro ponto que chama atenção é a responsabilidade pelos custos. Segundo a Energisa, todo o prejuízo gerado pela queda do poste é cobrado do motorista infrator, incluindo materiais e mão de obra necessários para o reparo.

Ao longo do ano, a concessionária mantém ações de conscientização em parceria com órgãos como o Detran, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Em 2024, inclusive, foi realizada uma simulação pública mostrando, passo a passo, como ocorre o atendimento em acidentes desse tipo, do resgate à recomposição da rede.

Os riscos não se limitam às áreas urbanas. No campo, máquinas agrícolas de grande porte podem atingir a rede elétrica, especialmente quando trafegam fora das normas de altura permitidas. “Uma máquina pode encostar na rede, provocar choque elétrico e até levar à morte do condutor”, alerta João Ricardo.

Apesar de os postes atuais serem fabricados com concreto de alta resistência, projetados para suportar grandes esforços, nenhum material é capaz de resistir à imprudência no trânsito. “São estruturas robustas, mas não indestrutíveis”, pontua. “Não misture álcool e direção. Em qualquer acidente envolvendo postes e fios, mantenha distância e chame ajuda especializada. A direção defensiva é a melhor forma de evitar tragédias", finaliza.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS