27 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
MUDANÇAS NA UFMS

Universidade Federal de MS escolhe novo Reitor

Mais diálogo, gestão integrada e inovadora e qualidade no ensino são pontos defendidos pelos candidatos à reitoria e vice-reitoria da UFMS

10 junho 2016 - 14h47DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
Professora Camila Ítavo e professor Marcelo Turine
Professora Camila Ítavo e professor Marcelo Turine - Divulgação

A chapa “Juntos Somos UFMS” liderada pelos professores Marcelo Turine e Camila Ítavo, entregou nesta semana, no dia 8, quarta-feira, o requerimento de candidatura para o cargo de reitor e vice-reitora. No ato de inscrição, a chapa também apresentou o programa de trabalho para gestão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no período 2016 a 2020.  A consulta para a reitoria da Universidade em Campo Grande e em todos os 9 campi (Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul e Coxim) vai ser realizada no dia 04 de agosto.

Segundo o Programa de Trabalho da chapa, o grupo propõe fortalecer o papel consciente da UFMS como protagonista do desenvolvimento socioeconômico da região sul-mato-grossense, bem como do Brasil. O avanço da instituição estará centrado na busca da excelência do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo e da inovação, fazendo da UFMS um bom lugar para estudar, pesquisar, trabalhar e interagir com a sociedade.

“A atual estrutura da UFMS exige uma visão sistêmica, a Universidade é um território cultural vivo, repleto de multiplicidade e potenciais. Para melhorar a gestão, adotaremos mecanismos e estratégias que garantam rapidez e segurança no relacionamento entre as unidades e a Reitoria e as Pró-reitorias. O diálogo e a integração são muito importantes na governança pública, porquenosso grande desafio será a administração de uma universidade multicampi, em um cenário de redução de verbas para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, defendeu Turine.

A chapa “Juntos Somos UFMS” nasceu de um movimento “Juntos Somos Maiores”, formado por professores, técnico-administrativos eestudantes da UFMS que resolveram discutir novos rumos para Universidade. Foram realizadas reuniões que culminaramno desenho do programa coletivo defendido pela chapa.

“A partir dos anseios de uma coletividade montamos um plano de ação que vai buscar fazer da UFMS um bom lugar para estudar, pesquisar, trabalhar e interagir com a sociedade. Estamos cientes do que vamos enfrentar. São muitas as demandas de professores, técnicos e estudantes da UFMS: cursos mais qualificados; aumento da concessão de bolsas; aperfeiçoamento da assistência estudantil; melhoria dos ambientes de trabalho, entre outras.  No entanto, esses problemas serão tratados em conjunto, com ousadia, coerência, transparência e muita experiência”, explicou Camila.

E não é por coincidência que o slogan da Chapa é “Juntos Somos UFMS”. Tanto Turine, quanto Camila explicam que ele remete justamente a esta visão de gestão pautada na cooperação, no diálogo, na adoção de novas formas de ser, de participar e de se fazer universidade.

“Só obteremos a qualidade, a competitividade e a excelência na UFMS com o compartilhamento de ideias, gestão integrada, valorização nas pessoas e internacionalização do ensino de graduação e de pós-graduação. Nenhum plano estratégico funciona sem participação. Por isso, ampliar o diálogo na universidade não é algo opcional, muito menos uma situação defendida em tempo de eleição. É condição imprescindível para o crescimento, pois não existe UFMS sem cada um dos professores, técnicos, estudantes e atores da sociedade que integram o contexto da educação, ciência e tecnologia”, concluiu Turine.

Perfil dos Candidatos

Marcelo Turine

Professor Associado da Faculdade de Computação da UFMS, em Campo Grande/MS. Possui mestrado e doutorado em Ciências da Computação e pós-doutorado em políticas públicas. Atualmente, é o diretor-presidente da FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Camila Ítavo

Professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, em Campo Grande/MS. Possui mestrado em Ciência Animal e doutorado em Zootecnia, e é a atual diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FAMEZ - da UFMS.

 

 

 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE
TJ MS