02 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
LOJA ECOLÓGICA

Ong de Bandeirantes vai abrir EcoLoja em Campo Grande

O objetivo é promover a divulgação, comercialização e conscientização ecológica dos consumidores de móveis, tijolos e produtos artesanais

24 junho 2016 - 11h00DA REDAÇÃO
Espaço denominado de EcoLoja, idealizado por voluntários e voltado à comercialização de mobília ecológica, fica no Jardim Novos Estados
Espaço denominado de EcoLoja, idealizado por voluntários e voltado à comercialização de mobília ecológica, fica no Jardim Novos Estados - Divulgação

A Ong Sementes do Futuro vai inaugurar na próxima semana uma EcoLoja na Capital. O objetivo é promover a divulgação, comercialização e conscientização ecológica dos consumidores de móveis, tijolos e produtos artesanais produzidos pela organização de forma sustentável.

A instituição que mantém um ateliê de cursos em Bandeirantes, município distante 65 quilometros da Capital, produz móveis ecológicos à base de pallet, madeira de demolição e ferro. O projeto que conta com o apoio da iniciativa privada e do judiciário, oferece qualificação profissional gratuita voltada à produção sustentável.

O espaço denominado de EcoLoja, idealizado por voluntários e voltado à comercialização de mobília ecológica, fica no Jardim Novos Estados e foi planejado para receber, comercializar e divulgar as ações desenvolvidas pela instituição que tem sua atuação voltada à produção de mobilia à base de madeira reciclada.

A EcoLoja foi concebida para dar sustentação ao projeto de qualificação profissional mantido pela Ong em Bandeirantes onde os beneficiários contam com uma estrutura de marcenaria, fabrica de tijolo e sabão ecológico. É no ateliê de cursos que todos aprendem as técnicas de fabricação utilizando como matéria prima, madeira de reaproveitamento. De acordo com o presidente da instituição, Aldo Jorge Dias, tudo o que é utilizado nos cursos vem de doações feitas pela iniciativa privada.

“Temos um programa desenvolvido por voluntários e que promove a divulgação de nossas ações nas empresas da capital. Buscamos a doação dos materiais que podem ser reciclados e reutilizados como pallets, madeira, ferro, ferramentas, cimento ou qualquer outro produto que não tenha mais utilidade nas empresas e que podem servir de apoio nos cursos e programas sociais que desenvolvemos”, disse o presidente.

Apoio ao esporte

Além de promoverem ações ligadas à questão ambiental, os diretores e voluntários da Ong Sementes do Futuro decidiram dar forma à um projeto inovador no município. A instituição vai inaugurar ainda este mês em Bandeirantes uma quadra de tênis. Voluntários vão ensinar aos meninos e meninas da cidade a praticar o tênis, um esporte que ganha cada vez mais adeptos no país. As aulas também serão oferecidas gratuitamente.

“Agora buscamos apoio de clubes, pessoas e empresas ligadas à àrea esportiva ou não, para que doem raquetes infantis, bolas de tênis e rede para que possamos apresentar à Bandeirantes esse esporte. Será a primeira quadra de tênis da cidade”, lembrou a publicitária Adriana Maldonado de Barros, gestora voluntária da Ong.

Consciência ambiental

A instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública foi criada em 2013. Além de qualificar profissionais busca também promover consciência ambiental na cidade e na área rural onde promove palestras, ações educativas e de apoio ao pequeno produtor rural.

“A sustentabilidade não deve servir apenas como apelo de marketing para a venda de produtos ou como discurso para fortalecer a imagem de instituições e empresas. Agir com responsabilidade socioambiental é, na nossa visão, garantia de sustentabilidade”, destacou a gestora do projeto que atende atualmente cerca de 30 pessoas.

A maioria recebe remuneração mensal. O dinheiro vem da comercialização dos produtos. A Ong Sementes do Futuro também tem buscado o apoio de pessoas físicas que tenham interesse em promover transformação de pessoas através de ações ecologicamente corretas.

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE