30 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
RECEITA VEGETARIANA

Moqueca de Banana da Terra: prato vegetariano ganha destaque nas ceias de fim de ano

Chef de Cozinha explica relação com gastronomia de origem vegetal e ensina receita

10 dezembro 2019 - 15h14Da Redação com Assessoria
O preparo do prato leva em torno de 35 a 40 minutos
O preparo do prato leva em torno de 35 a 40 minutos - Foto: Reprodução/Internet
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

A culinária de origem vegetal sempre esteve presente na vida do Chef de Cozinha Renato Vaiano que, apesar de não ser totalmente adepto a opção alimentar, sempre foi grande apreciador da modalidade gastronômica. Há alguns anos, após ter seu segundo filho, a relação com a gastronomia vegetariana se estreitou ainda mais quando descobriram que o pequeno tem intolerância a alimentos proteicos, como ovo, leite e oleaginosos. 

Desde então, todos os menus criados por Renato Vaiano levam opções vegetarianas e veganas e, com a proximidade das festas de final de ano, um prato em especial vem ganhando destaque no cardápio desenvolvido exclusivamente para as ceias de Natal e Ano Novo. Por isso, o Chef explica como fazer a Moqueca de Banana da Terra que vai conquistar o paladar e coração de muitos convidados.

Para a lista de ingredientes é preciso de:

- 1kg de banana da terra madura
2 dentes de alho amassados
3 cebolas em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
5 tomates picados
1 maço de coentro picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de manjericão picado
1 xícara de leite de coco
1 pimenta dedo de moça picada sem sementes
Suco de 2 limões
Sal a gosto
Azeite a gosto
Azeite de dendê a gosto

Modo de fazer

O preparo do prato leva em torno de 35 a 40 minutos e, inicialmente, é preciso cortar a banana em fatias e depois misturá-la com sal, suco de limão e alho, deixando marinar por uma hora.

Em seguida, é necessário refogar a cebola, os pimentões e o tomate no azeite por aproximadamente cinco minutos e, então, acrescentar uma pitada de sal. Após esse tempo, desligue o fogo e adicione coentro, salsinha e manjericão.

Em uma panela de barro ou de pedra, coloque uma cama do refogado e uma cama de banana, as intercalando. Regue com o leite de coco e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Nos últimos cinco minutos, acrescente o azeite de dendê.

“Se quiser deixar a moqueca ainda mais rica em sabores e texturas, acrescente um caju cortado em cubos e 200g de palmito pupunha fatiado em tiras, junto com o refogado”, recomenda o Chef, como dica extra, que sugere ainda, “para acompanhar o prato, sirva arroz branco ou uma boa farofa, e para fechar com chave de ouro, harmonize a receita com uma taça de vinho branco seco, uma cerveja pilsen ou de trigo.”

A Moqueca de Banana da Terra deve ser mantida sob refrigeração, caso não seja completamente consumida nas ceias de final de ano, e pode ficar até, no máximo, dois dias na geladeira.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
pmcg ms
TJ MS