24 de janeiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
senar
EMPREGO

Funtrab: mais de 780 Carteiras de Trabalho solicitadas ainda não foram retiradas pela população

A atual CTPS, emitida por meio informatizado, é valorizada devido à segurança contra fraudes

14 maio 2017 - 11h00
MÊS DA ECONOMIA COMPER

Campo Grande (MS) – Com 782 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitidas desde janeiro de 2015 e não retiradas pelos donos, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) comunica para comparecerem a sua sede esses cidadãos que solicitaram a emissão do documento. Somente o titular pode fazer a retirada, para isso basta levar o protocolo do pedido ou apresentar RG ou CPF. 

A atual CTPS, emitida por meio informatizado, é valorizada devido à segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. As mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova Carteira de Trabalho ao passaporte brasileiro.

A Carteira de Trabalho não deixa de ser um documento para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.

Para quem ainda pretende solicitar a emissão da 1ª via da CTPS, são necessários os originais do RG; CPF; comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento (para comprovação obrigatória do estado civil). Não é aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento. O prazo de entrega da CTPS informatizada é de até 15 dias úteis.

O trabalhador que possui a Carteira de Trabalho antiga não precisa providenciar a sua renovação, pois a antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Para retirar a CTPS, os interessados devem comparecer na Funtrab, à rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e ir ao setor de Carteira de Trabalho.

Cláudia Yuri – Fundação do Trabalho de MS (Funtrab)

Fotos: Divulgação

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você conseguiu ficar em dia com todas as contas do início do ano?

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa
TJ MS