24 de novembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
SESI - Campanha Protocolo de Atendimento
EDUCAÇÃO

“Escola da Autoria” aprimora relações interpessoais entre escola e comunidade

15 maio 2017 - 17h00
Fort Atacadista Natal

Campo Grande (MS) – As 12 Escolas da Autoria com ensino médio em tempo integral realizaram neste sábado (13.5) o encontro “Família e Escola”, uma ação da Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolvida para que as famílias participem mais ativamente da rotina escolar. “A gente acredita que educação de qualidade só é possível quando a família e a escola conseguem caminhar no mesmo rumo”, afirmou a diretora da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, Fernanda Alves Bucallon Serafin.

Chamado de “Escola da Autoria de Portas Abertas”, o evento busca o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar, além de apresentar e divulgar para a comunidade o modelo “Escola da Autoria”. “Hoje reapresentamos a proposta da escola integral e a grade curricular, assim como aproveitamos para tirar as dúvidas dos familiares. Para a família se sentir pertencente à escola, preparamos uma feijoada beneficente, com apoio dos membros da comunidade”, completou.

Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, a Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.

Mãe da Tamara, do 1º ano do ensino médio, Mariza Sousa da Costa aprovou a nova metodologia aplicada na escola e viu no encontro “Família e Escola” a chance de os pais saberem mais sobre o dia a dia de seus filhos. “Uma coisa é você imaginar como o seu filho passa durante o dia e como é o projeto. Outra é você poder estar aqui e conhecer. Eu gosto bastante desta ideia de acolher os pais na escola”. Para ela, mesmo já adolescentes, os estudantes precisam do acompanhamento dos pais. “Até que se tornem adultos é importante que estejamos presentes, fiscalizando os amigos e os horários e acompanhando o desempenho na escola e para o sucesso e a segurança deles”, destacou.

Escola da Autoria

A Secretaria de Estado de Educação adotou o modelo da Escola da Escolha. A proposta trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

Em Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino conta com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:

Campo Grande

  • EE Amélio de Carvalho Baís;
  • EE Professor Emygdio Campos Widal;
  • EE José Barbosa Rodrigues;
  • EE Lúcia Martins Coelho;
  • EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha;
  • EE Severino de Queiroz;
  • EE Maria Constança Barros Machado
  • EE Waldemir Barros da Silva

Corumbá

  • EE Julia Gonçalves Passarinho

Dourados

  • EE Rita Angelina Barbosa Silveira

Maracaju

  • EE Padre Constantino do Monte

Naviraí

  • EE Presidente Médici

Texto e fotos: Emilia Sbrocco Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)

Banner Whatsapp Desktop
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia