27 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
MEIO AMBIENTE

Em parceria, prefeitura e Ibama promovem ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente

5 junho 2017 - 06h00
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

Ações voltadas para a conscientização e preservação da natureza vão marcar a Semana do Meio Ambiente que começa nesta segunda-feira (5) e se estende até sexta-feira (9). Promovida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a Semana traz diversas atividades de conscientização e ações efetivas de preservação.

Para o secretário  Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), José Marcos, Fonseca, a importância do evento está no somatório de forças entre as instituições.  “A união dos esforços entre os órgãos, tanto do município, quanto do Estado e da Federação, é de muita importância para encararmos a conscientização e a educação ambiental da comunidade. A luta de Campo Grande, da administração do prefeito Marquinhos Trad, é de tornar a nossa cidade mais sustentável, respeitando o ambiente urbano cada vez mais com um olhar integrado”, salienta.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Antônio de Castro Vieira, ressalta que a semana é o momento em que as entidades procuram, em conjunto, trazer maior conscientização à comunidade sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente. “A palavra-chave é conscientização. Vamos culminar diversas ações, com palestras, plantio de árvores (ainda que simbolicamente), limpezas e levar mensagem às crianças, a exemplo do projeto Florestinha”, informa.  Para ele, a parceria com a Prefeitura é fundamental e deve ser mantida dia a dia com trabalhos voltados para a preservação do ambiente.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Meio Ambiente e Gestão Urbana – Um olhar Integrado”, nesta segunda-feira (5), a semana inicia  com uma ação de educação ambiental itinerante, no Hospital Regional Rosa Maria Pedrossian. Na oportunidade haverá uma palestra sobre “Resíduos Sólidos Urbanos”, instalação de conjunto de coletores seletivos e plantio de espécies nativas no entorno do hospital.

Já à noite, no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, acontece o II Simpósio de Meio Ambiente e Gestão Urbana – Um olhar Estratégico. O credenciamento será a partir das 18 horas e abertura oficial às 19h10.

Haverá ainda uma palestra magna com o tema “Desenvolvimento e Gestão Urbana Sustentáveis/Desafios e Possibilidades”.

Na terça-feira (6), no período matutino, continua o simpósio e também haverá uma palestra sobre “Arborização Urbana – benefícios no planejamento ambiental das cidades”. Na sequência, inicia outra palestra com o tema “Espaços Públicos e qualidade de vida nas cidades.

À tarde a discussão será sobre “Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE/MS) – Um Olhar Integrado para o Meio Ambiente e a Gestão Urbana.

Na quarta-feira acontece a instalação da Placa de Observatório de Aves no Parque Ecológico Anhanduí, no Centro de Educação Ambiental (Cea Anhanduí). A atividade é uma parceria da com parceria da WWF, Instituto Mamede, Planurb e Semadur.

Já na quinta-feira haverá uma expedição urbana intitulada “Revitalização do Rio Anhanduí”, com as ações de limpeza, plantio de mata ciliar e distribuição de material educativo/ambiental, no trecho de 1 km às margens do rio, na Avenida Ernesto Geisel.

Na sexta-feira, último dia do evento, haverá palestras e apresentação do Grupo Florestinha da Policia Ambiental (Cea Florestinha), com teatro de fantoches e oficina de reciclagem.

Para encerrar a programação, haverá ainda o ato público de assinatura de regulamentação da Lei n. 4.864/2010, que estabelece normas referentes à gestão dos resíduos sólidos urbanos da construção civil e resíduos volumosos.

A solenidade conta com a participação da sociedade civil organizada, órgãos municipais, estaduais e federais, comunidade do entorno do Cea Imbirussu, estudantes de universidades locais, educadores e alunos do ensino fundamental.

ACESSE PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
TJ MS
pmcg ms