30 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
QUEIMADAS

Clima seco continua a agravar riscos de incêndio em MS

Somente janeiro a julho deste ano MS registrou mais de 34.300 focos de calor

5 agosto 2020 - 09h56Geliel Oliveira
Mato Grosso do Sul registrou situação crítica em relação aos incêndios florestais na região pantaneira
Mato Grosso do Sul registrou situação crítica em relação aos incêndios florestais na região pantaneira - (Foto: Chico Ribeiro/Secretaria de Comunicação de MS)

Mato Grosso do Sul registrou situação crítica em relação aos incêndios florestais na região pantaneira, sendo classificado como quinto Estado do país com o maior número de focos de calor.

De janeiro a julho deste ano, mais de 34.300 focos foram registrados, com 661 ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros de MS até o momento. 

Conforme o Tenente Coronel da Defesa Civil, Fábio Santos Coelho Catarineli, os incêndios podem ser maiores em períodos de seca e baixa umidade, mesmo não estando no período mais crítico do ano. “Utilizamos o nosso satélite referência (NDT 375) para monitorar os focos de calor. Mais de 34.300 focos foram registrados e apesar do número ser bem alto e o clima estar colaborando, não chegamos ao pico”.

Catarineli recomenda que em áreas rurais o produtor deve adotar em sua propriedade, a construção e a manutenção de aceiros. “Juntamente com a redução de materiais inflamáveis e a disponibilidade de água, a responsabilidade não é apenas do produtor rural. A população também deve ter cuidado ao jogar cigarros e materiais inflamáveis nas rodovias”, alerta.

Segundo Informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) sob a operação de combate a incêndios (Pantanal II) ainda em andamento, somente na região do Pantanal as queimadas já consumiram cerca de 820 mil hectares.

 

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
GAL COSTA
pmcg ms
TJ MS