24 de novembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
GASTRONOMIA

Chef paulistano cria releitura do sobá

Ao se encantar pelo sabor, profissional cria risoto inspirado na receita tradicional

25 fevereiro 2019 - 12h02Da redação com informações da assessoria
O Clube Gourmet fica na área de expansão, 2º piso do Shopping Campo Grande. Para participar das oficinas
O Clube Gourmet fica na área de expansão, 2º piso do Shopping Campo Grande. Para participar das oficinas - Foto: Divulgação
Fort Atacadista Natal

Ao chegar a Campo Grande há cerca de oito meses, o chef de cozinha André Chownk conheceu o sobá e se encantou. A partir daí, criou algumas receitas inspiradas no prato típico oficial da Capital, como o Risoto de sobá. A releitura do clássico foi apresentada na última terça-feira (19), no Clube Gourmet, o novo espaço do Shopping Campo Grande.

Para o chef, é um desafio fazer as pessoas entenderem que gastronomia também é cultura. "O povo sul-mato-grossense tem uma gastronomia muito rica, mas ainda não conseguiu visualizar que essa é também uma alta gastronomia. Conseguimos ter bons pratos e boas criações usando os ingredientes locais", destaca. Admirador da culinária sul-mato-grossense em geral, o chef é atualmente um dos diretores da Associação dos Profissionais da Gastronomia de Mato Grosso do Sul (APG-MS).

Chownk cita o risoto de sobá como exemplo. "É uma releitura do prato, em que uso ingredientes da região, e servimos de forma padrão, com salsinha e omelete, sempre com uma proteína, que pode ser frango crocante ou torresmo. Dessa vez, além do frango, servimos também com um jacaré crocante". Segundo Chownk, a ideia é ter algum tipo de carne por cima que fique com a pele pururuca.

Receita - Quem quiser preparar, o chef divide a receita: aqueça a panela com 50 ml de azeite, adicione 500 g de arroz arbóreo e refogue. Adicione 100 ml de cachaça e mexa até evaporar, vá adicionando o caldo de sobá quente (1 1/2 litro) e mexa sempre até chegar ao ponto desejado do arroz. Adicione 500 g de queijo caipira curado e ralado e mais uma concha de caldo e mexa até incorporar.

Para o frango crocante, tempere 4 sobrecoxas desossadas com o sal e pimenta a gosto e 8 folhas de sálvia, reserve por 40 min. Após, empane a pele com uma mistura de 50 g de farinha de rosca e 50 g de milho flocado ou milharina e coloque em uma assadeira com o óleo no fundo. Assar a 190° por 30 a 40 minutos. Faça um omelete fino com dois ovos batidos com sal e pimenta. Coloque o risoto no bowl e monte igual a um sobá, com o frango e o omelete em tiras, acrescente a cebolinha e sirva.

Até o domingo (24), acontece a série de oficinas e workshops gratuitos "Descubra os segredos da culinária regional", com pratos e ingredientes que valorizam a gastronomia sul-mato-grossense. Quem quiser conhecer outras receitas, pode participar das próximas oficinas. Ao final de cada aula, os participantes degustam o prato preparado.



O Clube Gourmet fica na área de expansão, 2º piso do Shopping Campo Grande. Para participar das oficinas, basta fazer a inscrição pelo aplicativo do Shopping, que pode ser baixado via Google Play ou Apple Store, pessoalmente no SAC (serviço de Atendimento ao Cliente), 1º piso, ao lado da Renner ou ainda via telefone pelos números (67) 3389-8008 ou (67) 98147-0370 (whatsapp).

Confira a programação para os próximos dias:

22/02 (sexta-feira)
18h - Cozinha Caseira Natubom: Bolo de Banana da Terra com Granola - Marta Fasolo (Natubom)
20h - Da Espanha ao Pantanal II: Carne Louca no pão tostado - Adriano Gomes e Rosa Maria Justi (Camicado)

23/02 (sábado)
10h - Do Capital ao Pantanal: Peixe no Urucum - Adriano Gomes e Rosa Maria Justi (Camicado)
14h - Do Pantanal a Capital: Caribeu - Adriano Gomes e Rosa Maria Justi (Camicado)
16h - História da culinária regional: saladeiros, erva-mate e carne de sol - Dedê Cesco
18h - Baru: a castanha do cerrado - Faena Moura de Lima (Uniderp Nutrição)
20h - Vinhos para o clima de MS - Patrícia Lemos (Uniderp Gastronomia)

24/02 (domingo)
14h - Rio que alimenta: aprenda a preparar peixes do MS - Acorci
16h - Pintado na crosta de baru com purê de banana da terra - Francesco Luigi (Associação de Gastronomia)
18h - Rio que alimenta: aprenda a preparar peixes do MS - Acorci

*Programação sujeita a alteração. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (67) 3389-8008 ou whatsapp (67) 98147-0370.
 

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você pretende comprar na Black Friday?

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia