sebrae
Polícia

Aos 178 anos, PM ganha BOPE e Choque em MS

6 setembro 2013 - 07h11

O governador André Puccinelli (PMDB) e o comandante-geral da PM Carlos Alberto David dos Santos anunciam nesta sexta-feira (6) a criação do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da Tropa de Choque em Mato Grosso do Sul. A ação vem acompanhar ou ser um dos principais atos da comemoração dos 178 anos da Polícia Militar de MS nesta manhã desta.

Canal WhatsApp

A solenidade de aniversário da corporação criada há quase dois séculos na época do MT uno acontece a partir das 8h na sede do QG da PM com outorga de 28 medalhas e 89 insígnias do Mérito Policial Militar a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da instituição no estado.

O BOPE já existe na maioria dos Estados brasileiros, tendo ficado conhecido, com suas ações extremas e de comando rigoroso, por meio do filme Tropa de Elite, com seu Capitão Nascimento, que mostrou a atuação da unidade na PMRJ (Polícia Militar) no estado do Rio de Janeiro. Em geral o grupo tem missões próprias, sigilosa e 'irrestrita' em todo o Estado, que são determinadas pelo Comandante Geral. O grupo é utilizado ou empregado em situações criticas ou chamadas de missões especiais, como nas grandes favelas do Rio.

As favelas se tornaram uma área hostil à polícia devido ao crime organizado, e era um grande obstáculo para as ações policiais, pois normalmente os criminosos possuem uma visão privilegiada posicionando-se estrategicamente nos morros. O BOPE conquistou o respeito de unidades militares estrangeiras por agir nesses ambientes urbanos de alta dificuldade, e tem criado novas técnicas que foram adotadas, inclusive, por forças policiais dos EUA (apesar das controvérsias geradas pelas acusações de uso de violência).

Critérios

Para ingressar no BOPE, no caso do exemplo do estado do Rio de Janeiro, o candidato deve ser policial militar há pelo menos dois anos, possuir excelente condicionamento físico, assim como ser aprovado nas avaliações física, médica e psicológica. Tendo ainda que passar ou são oferecidas duas modalidades de curso, para as duas atribuições da unidade: 1- Curso de Operações Especiais (COEsp), com duração de três a seis meses, visando preparar o policial para intervenções em áreas de conflito e ao resgate de reféns. 2 - Curso de Ações Táticas (CAT), com duração de cinco semanas, que é uma síntese do curso de operações especiais.

Imagem e ação

O BOPE possui veículos blindados, popularmente conhecidos como "Caveirões", utilizados, principalmente, em operações onde há conflitos com narcotraficantes. Os blindados têm capacidade para uma guarnição de 12 homens, e não possuem armamento próprio, sendo o seu poder de fogo constituído pelas armas da própria guarnição.

A principal finalidade dos veículos blindados é proteger a vida dos elementos da guarnição e romper as barreiras físicas utilizadas pelo narco-tráfico. Os blindados são essenciais ainda no apoio ao resgate de unidades policiais encurraladas e na remoção de feridos dos cenários de confronto.

Histórico

A corporação em geral usa técnica que foi desenvolvida no Brasil pelo Mr. R, a mais de 35 anos, em 1978, no Rio, através de um projeto elaborado e apresentado, pelo então Capitão que era conhecido no circulo secreto da PMRJ como Mr. R. A época, ele era a maior autoridade em segurança atuando no mundo.

Segundo fontes seguras ele havia desenvolvido habilidades em algumas missões onde atuava como mercenário, depois de um ferimento que sofreu no ombro ele foi obrigado a se afastar dessas atividades dando ênfase na preparação de soldados da PMRJ. Hoje em dia segundo dizem Mr. R é o idealizador de toda a estrutura das unidades de policia pacificadora do Rio. (com informações do Wikipédia)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop