Ladário comemora 235 anos e com ótimo índice de se viver, segundo IBGE
Homenagem
A homenagem do dia vai para a cidade de Ladário, município do pantanal, vizinho de Corumbá, são 235 anos. Ela é a mais antiga cidade do Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Ladário está em 21° lugar, com um índice de 7,4, em um bom lugar para viver.
A cidade de Ladário, é a mais antiga cidade do Estado e tem um povo gentil e hospitaleiro. Tem até peão de fazenda que se transformou em escritor, é a veia cultural da gente pantaneira.
Os versos do poeta definem bem o pequeno município de Ladário. Aos 77 anos de idade, o peão Acelino, conhecido como Chumbo Grosso, mal sabe ler e escrever, mas já tem livro publicado.
O município tem cerca de 22 mil habitantes e é um dos menores de Mato Grosso do Sul, mas para quem é da cidade e chegou a viver fora, não existe lugar melhor para morar.
“O ponto positivo é que a gente conhece as pessoas, com mais facilidade, uma cidade menos então você tem mais amizades no município”, diz o comerciante, Hugo Landívar.
Ao completar 235 anos, Ladário tem um bom motivo para comemorar, no mês passado o IBGE, divulgou o IDH dos municípios de MS e a pequena cidade de Ladário ficou em 21° lugar, com um índice de 7,4, isso significa que é um bom lugar para viver.
E pra comprovar isso, é só ouvir o casal que veio do Rio de Janeiro. Apesar de ter vindo da cidade maravilhosa, é só elogio para o município pantaneiro.
“Aqui é uma região muito boa e com relação a cidade grande, a violência, o transporte, aqui é bem melhor ”, diz o militar, Antônio da Silva Filho.
“Aqui é ótimo para se viver e criar os filhos”, diz Cintia Melo.
À margem direita do rio Paraguai, dentro do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Protegido pela Marinha do Brasil que tem aqui o 6º Distrito Naval, e por Nossa Senhora dos Remédios, a sua padroeira, Ladário se expande e, como diz o seu hino, é um dos orgulhos de Mato Grosso do Sul.
O desfile em comemoração ao aniversário de Ladário está marcado para as 16h. Logo depois tem show na praça da avenida 14 de Março. A comemoração continua até o domingo quando estão programados um festival de pesca infantil e a festa do peixe no porto geral de Ladário. (Com informações André Navarro, TV MS Record)