Juíza determina cassação de mais dois vereadores na Câmara de Campo Grande
JustiçaAlceu Bueno, Delei, Pedra e Thais
Os erros ou crimes eleitorais parecem que foram cometidos ou se caracterizaram na última eleição para vereadores em Campo Grande. O fato vem levando as noticias 'frequentes' ou desenrolar dos processos fazem a continua 'caça' da juíza Elisabeth Rosa Baish, da 36ª Zona Eleitoral, que nesta segunda-feira (29) cassou mais dois vereadores da Câmara municipal: Thais Helena (PT) e Delei Pinheiro (PSD). A magistrada há pouco mais de um mês, cassou o presidente da Casa de lei, Marios Cesar (PMDB) e na semana passada a Paulo Pedra (PDT).
Dos envolvidos ou denúnciados pelo Ministério Publico Eleitoral (MPE) em novembro do ano passado, entre cinco, falta o vereador Alceu Bueno (PSL), ter o veredicto, que deve ser na mesma direção. Ele até está em estado pior de acusações e provas, entre o quinteto, mas teve seu processo desmembrado dos demais, devidos a provas documentais apresnetadas recentemente. O peemedebista recorreu e retornou a cadeira, esperando o julgamento final no TRE (Tribunal REgional Eleitoral). O mesmo fez Pedra, mais ainda não retornou, devido ao pouco tempo da sentença. Os dois atuais devem seguir o mesmo caminho.
O ato da juíza foi publicado pela Justiça Eleitoral no Diário de Justiça desta segunda-feira com a cassação da petista Thais e do psdezista Delei. Ambos em ações, como já havia ocorirdo com os demais, por captação ilícita de sufrágio, a compra de votos, e abuso de poder econômico. Ambos também ficam inelegíveis por oito anos e devem pagar multa.
Pedra e Mario Cesar que já passaram pela situação
Mexendo nos números e cadeiras
Outro ato ou mais uma vez, a juíza Elisabeth Rosa, pediu a retotalização das eleições proporcionais em 2012 com a anulação dos votos obtidos pelos candidatos cassados. Com isso, o resultado das eleições pode mudar em Campo Grande.
Ela julga procedente a representação do MPE contra os vereadores e também contra Paulo Pedra. Este deverá pagar multa de 50 mil UFIR por causa do dinheiro apreendido no seu comitê. A Thais Helena e Delei Pinheiro, a multa será de 40 mil UFIR.