Coca-Cola Brasil implementa programa 5S
GestãoDivulgação
Seis meses após o seu início, os resultados da iniciativa vem obtendo expressivos ganhos, contribuindo para que o número de reclamações na unidade fabril diminuísse em cerca de 70%.
O programa se baseia em cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina. Por meio deles é possível organizar a área de trabalho e estabelecer etapas para melhorar a qualidade do produto e dos serviços da empresa. Desse modo, a função de cada colaborador da Coca-Cola FEMSA Brasil é desempenhada com mais foco, pois há maior atenção no momento de sua execução.
De acordo com a supervisora de Qualidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Elaine Nascimento, este é o primeiro passo rumo a uma gestão diferenciada: “É bom em todos os sentidos, pois o processo melhora a qualidade do serviço realizado e, consequentemente, prestado aos nossos clientes e consumidores, ficamos com uma estrutura de trabalho mais organizada. Além disso, os riscos de segurança no trabalho diminuíram e a mobilidade das pessoas aumentou”, comenta.
Esta é uma linha piloto na área de produção da empresa, mas os resultados já são visíveis: segundo Elaine, é possível medir os conteúdos relacionados a foco e organização do ambiente de trabalho.
Ciente do sucesso desta primeira etapa, a Coca-Cola FEMSA Brasil está estendendo o Programa 5S para as demais linhas de produção da empresa, visando alcançar desfechos ainda mais positivos.
Para Elaine, o objetivo é fazer o programa crescer ao ponto de os indicadores de produção da Coca-Cola FEMSA Brasil mudarem significativamente. “O programa permite moldar, com organização, o trabalho de cada pessoa. É apenas o começo, mas, quando pensamos nos frutos que podemos colher, sem dúvida a parceria só tende a crescer”.