João Pedro Bitencourt | 23 de fevereiro de 2026 - 16h35

Moraes cobra explicações sobre visita fora do horário a Anderson Torres na Papudinha

STF deu 48 horas para PM do DF esclarecer entrada registrada após faixa autorizada

JUSTIÇA
Moraes determinou que PM do DF esclareça visita fora do horário autorizado a Anderson Torres na Papudinha. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Comando do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal preste esclarecimentos, no prazo de 48 horas, sobre a realização de uma visita fora do horário autorizado ao ex-ministro Anderson Torres, que cumpre pena na Papudinha, unidade do Complexo Penitenciário da Papuda.

Em despacho assinado no dia 20 de fevereiro, Moraes menciona relatório encaminhado pelo 19º BPM que registra a ocorrência de visita em 11 de fevereiro de 2026, das 17h às 19h. O horário informado está fora da faixa previamente estabelecida pelo Supremo.

Em decisão anterior, datada de 29 de janeiro, o ministro havia autorizado a alteração dos dias de visita para quartas-feiras e sábados, mantendo três turnos fixos: das 8h às 10h, das 11h às 13h e das 14h às 16h.

Diante da divergência entre o que foi determinado e o horário descrito no relatório da Polícia Militar, Moraes ordenou o envio de ofício ao comando do batalhão responsável pela custódia para que esclareça o ocorrido.

Segundo informações da PM, a visita fora do horário teria sido realizada pelo pai e pela irmã de Torres, João Torres Filho e Patrícia Gisele Torres.

Ex-ministro da Justiça no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Anderson Torres foi condenado a 24 anos de prisão por crimes relacionados à trama golpista.

Na unidade prisional, ele trabalha, se inscreveu em cursos técnicos e participa de atividades de leitura para remição de pena. Entre as obras disponíveis para leitura e elaboração de resenhas estão Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva; Democracia, de Philip Bunting; Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski; e A autobiografia de Martin Luther King.

A Papudinha também abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro. A transferência foi determinada por Moraes em 15 de janeiro. A unidade é destinada à custódia de policiais e pessoas politicamente expostas.

A mudança ocorreu após queixas apresentadas por Bolsonaro e familiares sobre as condições da sala de Estado-Maior na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde ele estava anteriormente.

Segundo o Estadão, o ex-presidente avaliou positivamente a transferência. A articulação que resultou na mudança foi liderada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além de Torres e Bolsonaro, também está preso na Papudinha o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Ele foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão por integrar o núcleo de gerência do plano golpista de 2022 e por utilizar a corporação para interferir nas eleições.

De acordo com a condenação, Vasques teria requisitado relatórios de inteligência para organizar operações que dificultassem o deslocamento de eleitores no Nordeste, reduto histórico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).