Mora em Dourados? Prefeitura abre cadastro reserva para professor de apoio pedagógico
Inscrições seguem até segunda-feira (23) e são feitas exclusivamente pela internet
EDUCAÇÃOA Prefeitura de Dourados abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o processo seletivo simplificado que vai formar cadastro reserva para contratação temporária de professores de apoio pedagógico na Rede Municipal de Ensino. O prazo termina às 23h59 de segunda-feira (23).
O edital, publicado no Diário Oficial do Município nº 6.568, de 13 de fevereiro de 2026, estabelece que a seleção terá validade para o ano letivo de 2026 e será realizada em etapa única, sem cobrança de taxa de inscrição.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site. O candidato precisa preencher a ficha eletrônica e enviar os documentos exigidos na própria plataforma. Após a confirmação, será possível imprimir o comprovante.
A Secretaria Municipal de Educação alerta que não se responsabiliza por falhas técnicas, como problemas de internet ou congestionamento do sistema. Todas as publicações e etapas do processo devem ser acompanhadas pelo Diário Oficial do Município.
Para concorrer, é necessário ter:
Licenciatura Plena; ou
Pós-graduação em nível de especialização em Educação Especial ou em uma de suas áreas, com carga mínima de 360 horas.
O profissional atuará nas escolas municipais que atendem estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação que necessitem de apoio no processo de aprendizagem.
Como será a atuação - O professor de apoio pedagógico trabalhará na sala comum onde o aluno está matriculado, auxiliando na mediação das atividades, adaptação de materiais e apoio nas tarefas diárias quando o estudante não tiver autonomia.
O edital também prevê atuação como professor itinerante, domiciliar ou hospitalar, além da possibilidade de exercer a função de intérprete de Libras, desde que o candidato comprove habilitação específica ou exame de proficiência.
O candidato deve escolher apenas uma modalidade no momento da inscrição:
Unidades urbanas
Unidades do campo (distritos e zona rural)
Unidades indígenas
Caso as vagas do campo não sejam totalmente preenchidas, poderão ser destinadas a candidatos classificados para unidades urbanas ou indígenas.
Entre as escolas do campo previstas estão, por exemplo, a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capélli e a Escola Municipal Padre Anchieta. Já nas aldeias, o processo contempla unidades como a Escola Municipal Indígena Agustinho, Araporã, Lacuí, Pai Chiquito, Ramão Martins, Tengatuí e Francisco Meireles.
O edital garante 5% das vagas que surgirem para Pessoas com Deficiência (PCD), conforme a Constituição Federal. A contratação dependerá da ordem de classificação e da comprovação da aptidão para o exercício da função.