Kassab reafirma que PSD terá candidato próprio à Presidência
Dirigente cita Caiado, Leite e Ratinho Júnior e descarta apoio à reeleição de Lula
ELEIÇÕES 2026O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, voltou a afirmar que o partido lançará candidatura própria à Presidência da República nas eleições deste ano, afastando a possibilidade de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 20, em publicação nas redes sociais.
Segundo Kassab, a sigla trabalha com três nomes para disputar o Planalto, os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná. Ele disse ter convicção de que o Brasil estará bem representado caso qualquer um dos três seja eleito para assumir o cargo a partir de 2027.
O PSD comanda atualmente três ministérios no governo federal, Pesca, Minas e Energia e Agricultura, mas Kassab já declarou que a chance de o partido integrar uma eventual chapa como vice de Lula é zero. Em entrevistas recentes, afirmou ter comunicado pessoalmente ao presidente que a legenda seguirá caminho próprio na disputa.
Apesar da posição nacional, o partido enfrenta divisões internas. Diretórios estaduais, especialmente no Nordeste, já sinalizaram apoio à reeleição de Lula. Kassab, no entanto, reiterou que a proposta do PSD é diferente e que a legenda não caminhará com o atual presidente.
Na publicação desta sexta-feira, o dirigente também apontou pautas que devem integrar o programa do futuro candidato do partido, como o fim da reeleição para cargos do Executivo, reforma administrativa e definição de idade mínima para novos integrantes dos tribunais superiores.
Kassab integra o governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a relação entre ambos é considerada tensa nos bastidores. Em declarações recentes, o dirigente defendeu que reconhecimento político não deve ser confundido com submissão, sem citar nomes. Tarcísio respondeu afirmando que lealdade não significa dependência.
No Rio de Janeiro, o cenário do PSD é distinto. O prefeito Eduardo Paes, pré-candidato ao governo do Estado e aliado de Lula, confirmou que dará palanque ao presidente e anunciou a advogada Jane Reis como vice em sua chapa.
Em janeiro, Ronaldo Caiado oficializou sua filiação ao PSD para viabilizar a pré-candidatura ao Planalto. Kassab afirmou que até 15 de abril deve definir o nome que representará o partido na disputa. Entre os três governadores cotados, Ratinho Júnior aparece como o mais bem posicionado em pesquisa divulgada em fevereiro.