Iury de Oliveira | 20 de fevereiro de 2026 - 13h16

Jerry Espíndola sobe ao palco para celebrar 43 anos de música no Sesc Teatro Prosa

Show "40 Tons" marca a abertura da temporada 2026 e reafirma a trajetória de um dos nomes mais emblemáticos da música sul-mato-grossense

SOM E MEMÓRIA
Com "40 Tons", Jerry Espíndola revisita sua trajetória e reafirma sua importância para a música sul-mato-grossense - (Foto: Divulgação)

Na noite de 26 de fevereiro de 2026, às 19h, o Sesc Teatro Prosa, em Campo Grande, reabre a temporada cultural com um nome que atravessa gerações da música regional: Jerry Espíndola. O cantor e compositor apresenta o show “40 Tons”, trabalho que celebra seus 43 anos de carreira e marca o 12º álbum de sua trajetória, entre discos solos e coletivos.

A apresentação inaugura três dias de programação no teatro, entre 26 e 28 de fevereiro, mas é com Jerry que a cortina se abre. Não por acaso. Desde os anos 1980, ele é apontado como um dos nomes mais atuantes e emblemáticos da música produzida em Mato Grosso do Sul. Ao longo de mais de quatro décadas, construiu uma obra que dialoga com a identidade sul-mato-grossense e reafirma parcerias que ajudaram a moldar a cena cultural do Estado.

“40 Tons” não é apenas o título do espetáculo. É também uma espécie de síntese. O show reúne composições que atravessam sua caminhada artística e reforçam a força de um repertório criado ao longo de décadas. São músicas que conversam com o território, com as paisagens e com a memória cultural da região.

A escolha de abrir a temporada com Jerry Espíndola tem peso simbólico. O Sesc Teatro Prosa retoma as atividades em 2026 apostando em uma programação que mistura música, dança e teatro infantil. Começar com um artista que acompanha a história recente da produção musical do Estado é uma forma de afirmar continuidade e valorização da cultura local.

O novo trabalho marca o 12º álbum da carreira de Jerry. Entre discos solos e coletivos, ele construiu um repertório que se mantém presente na cena musical sul-mato-grossense desde os anos 1980. O espetáculo reafirma parcerias e destaca uma obra que se consolidou ao longo do tempo, mantendo diálogo com a identidade cultural da região.

O palco recebe o espetáculo “Estado Fantasma II”, da Cia de Dança do Pantanal, de Corumbá

Depois da abertura com “40 Tons”, o palco do Teatro Prosa recebe, na sexta-feira, 27 de fevereiro, também às 19h, o espetáculo “Estado Fantasma II”, da Cia de Dança do Pantanal, de Corumbá. A montagem parte de uma visão inspirada nos Xapiris, espíritos que dançam e revelam forças invisíveis da floresta. Em cena, os corpos transitam entre destruição e renascimento, propondo reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza.

A programação se encerra no sábado, 28 de fevereiro, às 16h, com o espetáculo infantil “O Colecionador de Brincadeiras”, da Trupe Teatro de Brincar. A montagem nasce do encontro de Edu Brincante com as mestras Lydia Hortélio e Lucilene Silva e leva ao palco cantigas, histórias e personagens das infâncias brasileiras, valorizando a memória afetiva e o brincar.

O teatro abre espaço para o público infantil com o espetáculo “O Colecionador de Brincadeiras”, da Trupe Teatro de Brincar

Os três espetáculos têm classificação livre e ingressos gratuitos, disponíveis pela plataforma Sympla. A proposta do Sesc é começar o ano reafirmando o teatro como espaço de encontro entre gerações e linguagens artísticas.

No centro dessa retomada está Jerry Espíndola. Quarenta e três anos depois do início da carreira, ele volta ao palco não apenas para lançar mais um álbum, mas para revisitar uma trajetória que se confunde com a própria história da música sul-mato-grossense contemporânea. “40 Tons” funciona como retrato de uma caminhada que atravessa décadas, mantendo viva a conexão entre artista, território e público.