Vanessa Araujo | 20 de fevereiro de 2026 - 11h50

Presidente da Câmara do DF arquiva três pedidos de impeachment contra Ibaneis

Denúncias citavam caso Banco Master e tentativa de compra pelo Banco Regional de Brasília

POLÍTICA
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Três pedidos de impeachment contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foram arquivados nesta sexta-feira (20) pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, ambos do MDB. A decisão foi publicada no Diário da Câmara Legislativa e seguiu pareceres da Procuradoria-Geral da Casa favoráveis ao arquivamento.

As representações haviam sido protocoladas no fim de janeiro por PSB, PSOL, PDT e Cidadania, com base em desdobramentos do caso envolvendo o Banco Master e a tentativa do Banco Regional de Brasília de adquirir a instituição financeira. A operação foi barrada pelo Banco Central em setembro do ano passado.

Os pedidos foram apresentados após a divulgação de que o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, afirmou em depoimento à Polícia Federal ter tratado pessoalmente com Ibaneis sobre a venda do banco ao BRB. O governador confirmou ter se reunido com o empresário, mas declarou que a operação não foi discutida no encontro.

Além das iniciativas na Câmara Legislativa, cinco partidos, PT, Rede, PDT, PCdoB e PV, protocolaram em 26 de janeiro, no Superior Tribunal de Justiça, uma notícia de fato pedindo apuração de possíveis crimes comuns e atos de improbidade administrativa no contexto do caso BRB-Master, além do afastamento de Ibaneis para evitar interferências nas investigações.

O caso também tramita no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria do ministro André Mendonça, depois que o nome do deputado João Carlos Bacelar apareceu em documentos apreendidos. O processo estava no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e foi encaminhado ao STF a pedido da defesa de Daniel Vorcaro, que alegou envolvimento de autoridade com foro privilegiado.