Bruno Accorsi | 20 de fevereiro de 2026 - 10h00

João Fonseca perde de virada no Rio Open e segue com início irregular

Carioca foi eliminado por Ignacio Buse e soma apenas uma vitória em quatro jogos na temporada

ESPORTE
João Fonseca foi eliminado de virada no Rio Open e soma uma vitória em quatro jogos na temporada. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

A eliminação de João Fonseca no Rio Open, na madrugada desta sexta-feira (20) aprofundou o início irregular de temporada do jovem tenista. O carioca de 19 anos perdeu de virada para o peruano Ignacio Buse por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 4/6, deixou a quadra Guga Kuerten visivelmente abatido, mas ainda assim parou para atender fãs na saída do Jockey Club e depois de uma rápida conversa com a imprensa foi aplaudido por integrantes de sua equipe enquanto deixava o local.

Dentro de quadra, o desempenho foi diferente do que havia mostrado na estreia contra Thiago Monteiro, quando demonstrou mais vibração e controle emocional, pois diante de Buse o brasileiro perdeu consistência à medida que o confronto avançava e passou a demonstrar nervosismo, mesmo com o incentivo da torcida.

O momento decisivo ocorreu no segundo set, quando, após confirmar o primeiro serviço, abriu 40/0 no game seguinte, desperdiçou a chance de quebrar o saque adversário e permitiu a reação do peruano, que cresceu na partida enquanto Fonseca perdeu intensidade. 

“No segundo set, perdi uma oportunidade grande e não consegui me encontrar no jogo novamente. Não consegui a reviravolta. Ele foi ganhando confiança e eu fui afrouxando um pouco. Nesse nível não dá para perder oportunidades como essa. Bobagem da minha parte, me afobando um pouco nos momentos. Mas é um processo, é seguir trabalhando. Seguimos firmes", declarou.

A situação voltou a se repetir no oitavo game do terceiro set, quando abriu 40/0 mais uma vez, deixou escapar três break points e, a partir dali, viu as chances de reação diminuírem, acumulando erros e insistindo em subir à rede para tentar neutralizar o forehand do adversário, estratégia que não trouxe resultado.

Com a derrota, Fonseca soma quatro partidas em simples na temporada e apenas uma vitória, já que foi eliminado no Australian Open pelo americano Eliot Spizzirri, então 89º do ranking, e também caiu na estreia do ATP 250 de Buenos Aires diante do chileno Alejandro Tabilo, torneio no qual defendia os pontos de campeão conquistados em 2025.

O brasileiro encerrou o ano passado na 24ª posição do ranking da ATP, após quase dois meses de 2026 aparece em 38º lugar, mas ganha uma posição provisória com os 50 pontos conquistados ao avançar à segunda fase do Rio Open, resultado que ameniza momentaneamente o impacto da nova eliminação.