Pesquisadora do Senai leva inovação em biomassa ao Delas Day em Campo Grande
Jessica Galhardo apresenta pesquisas do Instituto Senai de Inovação em Biomassa em painel sobre empreendedorismo e protagonismo feminino no Delas Day, maior evento voltado ao público feminino de Mato Grosso do Sul
DELAS DAYA maior vitrine de empreendedorismo feminino de Mato Grosso do Sul, o Delas Day, que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025, em Campo Grande, terá espaço reservado para a ciência e a inovação. A pesquisadora líder do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), de Três Lagoas, Jessica Carolina Medina Galhardo, participa do painel “Mulheres Empreendedoras e Inovadoras”, em que vai apresentar pesquisas que transformam biomassa em produtos capazes de gerar energia limpa e tornar processos industriais mais sustentáveis. A apresentação está marcada para o dia 25 de fevereiro, às 15h30, no Expo Bosque dos Ipês.
Ao levar para o palco um tema geralmente associado a laboratórios e plantas industriais, o painel coloca a biomassa no centro do debate sobre negócios e protagonismo feminino. A proposta é mostrar como a pesquisa aplicada pode se converter em soluções concretas para empresas de diferentes setores, ao mesmo tempo em que amplia o espaço de mulheres em áreas estratégicas da economia, como a biotecnologia e a transição energética.
O trabalho de Jessica Galhardo no ISI Biomassa é focado em inovação tecnológica a partir do aproveitamento de resíduos e matérias-primas de origem vegetal. Segundo o instituto, as pesquisas se concentram em inovações que permitem transformar biomassa em produtos que geram energia limpa e contribuem para processos industriais mais eficientes, com menor impacto ambiental. No Delas Day, essa experiência será apresentada ao público em linguagem acessível, aproximando o universo da pesquisa do dia a dia de empreendedoras, estudantes e investidoras.
O ISI Biomassa, onde Jessica atua como pesquisadora líder, oferece soluções em processamento de biomassa com foco em agregação de valor. O instituto tem entre seus segmentos estratégicos produtores de açúcar e etanol, papel e celulose, biocombustíveis e biodiesel, além do setor químico. A presença da instituição no painel reforça o papel da indústria na busca por alternativas sustentáveis e aponta para oportunidades de inovação em cadeias produtivas importantes para Mato Grosso do Sul e para o país.
A formação acadêmica de Jessica Galhardo ajuda a explicar a trajetória que a levou à liderança de pesquisa no ISI Biomassa. Ela é graduada em Engenharia Biotecnológica pela Universidade Católica de Santa Maria de Arequipa, no Peru, desde 2007. No Brasil, tornou-se mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ–Unesp) e, na mesma instituição, concluiu o doutorado em Biotecnologia. Esse caminho une experiência internacional e especialização em uma área diretamente ligada às demandas atuais por soluções limpas e sustentáveis.
Ao reunir pesquisadoras de diferentes instituições, o painel “Mulheres Empreendedoras e Inovadoras” amplia o recorte de atuação feminina na ciência e no empreendedorismo. Além de Jessica, participam do debate Érika Kaneta Ferri, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Edilene Aparecida Veneruchi de Campos, da Faculdade Insted, Alinne Pereira de Castro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e Célia Benites Silva Gamarra, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). A mediação será feita por Caroline Gonçalves, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A composição do painel evidencia uma rede de pesquisa e formação que envolve universidades públicas, instituições privadas de ensino e fundações de apoio à ciência no estado. Ao reunir esses atores no mesmo espaço, o Delas Day cria uma oportunidade para que o público conheça diferentes caminhos de inserção no universo da pesquisa e da inovação, seja pela graduação, pela pós-graduação ou por parcerias entre academia, governo e setor produtivo.
Além da participação no painel, a Fiems, por meio do Sesi e do Senai, terá um estande dedicado a receber os visitantes do evento com ações de entretenimento e educação. O espaço deve funcionar como um ponto de aproximação entre o sistema indústria e o público do Delas Day, apresentando serviços e iniciativas voltados à formação profissional, à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
Parcerias que fortalecem o evento - O Delas Day é resultado de uma ampla articulação entre entidades que atuam diretamente no desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul. A realização é uma iniciativa conjunta do Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
O evento também conta com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (Amems), do Banco do Brasil, da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional (Femedi) e da Prefeitura de Campo Grande.
Voltado a lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino, o Delas Day se apresenta como um ambiente de troca de experiências, fortalecimento de redes de contato e aprendizado. A presença de pesquisadoras e instituições de ciência e tecnologia reforça a mensagem de que inovação, conhecimento e empreendedorismo caminham juntos na construção de novos negócios e oportunidades para mulheres em Mato Grosso do Sul.
Ao abrir espaço para temas como biomassa, energia limpa e processos industriais sustentáveis, o evento amplia o olhar sobre o que significa empreender. Mais do que abrir empresas, a pauta envolve pensar soluções para problemas reais, criar tecnologias e articular diferentes setores da economia. Nesse contexto, a participação do ISI Biomassa e da pesquisadora Jessica Galhardo no Delas Day ajuda a aproximar laboratório, chão de fábrica e palco de debates, mostrando que a inovação também é um campo de atuação feminina.
Serviço
Evento: Delas Day – Sebrae
Datas: 24 e 25 de fevereiro de 2025
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Bosque dos Ipês – avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Parque dos Novos Estados, Campo Grande (MS)
Inscrições: gratuitas, pelo site delasday.com.br